A auditoria de estoque consiste em um serviço essencial para a comprovação da integridade e confiabilidade dos dados que dizem respeito ao estoque da empresa. Esse recurso é capaz de ajudar a evitar prejuízos no setor financeiro, além de ser uma potente ferramenta no plano de gestão.

Entre as principais perguntas que muitos empresários podem ter ao pensar em solicitar esse serviço é: “como a auditoria pode auxiliar os negócios?”. Para sanar essa dúvida, entenda nesse conteúdo o que a sua empresa perde ao não realizar a auditoria de estoque.

 

 

 

 

Por que a auditoria de estoque é fundamental à empresa?

 

O estoque consiste em materiais destinados para vendas diretas, na revenda ou via processo de fabricação, ou são ainda suprimentos usados para a manutenção da própria empresa. Tratam-se também de recursos que representam parte das finanças da organização, afinal para obtê-las requer o investimento de capital.

É muito importante, diante disso, ter um controle efetivo do estoque e quando não é dada a atenção devida a essa tarefa, a empresa está sujeita a aspectos como:

 

 

 

  • Divergência de dados entre o estoque físico e o estoque contábil

 

Um dos pontos importantes que a empresa perde ao não realizar a auditoria de estoque é não ter a certeza se existe divergências entre dados do estoque físico e o estoque contábil. A discrepância desses aspectos pode resultar em montagem de cargas erradas ou até mesmo encaminhar produtos a menos para o consumidor final.

 

 

 

 

  • Produtos em falta

 

Imagine que a empresa precisa fazer a separação de produtos com o intuito de destiná-los a comercialização. No entanto, durante o processo não consegue encontrar os materiais que se acreditava ter. Sem dúvidas, esse fator é capaz de atrasar a distribuição, afetar o cumprimento de contratos entre líderes e fornecedores, além de outras consequências.

 Entre as ações da auditoria de estoque está a contagem física dos materiais, atividade que além de confirmar a existência da mercadoria é ainda capaz de dizer se essa está em condições para o uso.  Diante desses aspectos, outra consequência que a sua empresa perde ao não realizar esse trabalho é não ter a certeza da contagem do estoque.

 

 

 

 

  • Desperdícios que afetam os lucros

 

Além da falta de mercadorias, a auditoria de estoque também auxilia em evitar o excesso de produtos ociosos. A depender do tipo de produto, como os alimentícios, por exemplo, é preciso levar em consideração que eles têm vida útil limitada. 

Sem dúvidas, o desperdício é um dos fatores que podem comprometer de maneira direta o lucro líquido da empresa. Quando é feito o controle periódico, a chance de ter perdas econômicas nesse aspecto, é reduzida. Desse modo, se a sua organização ainda não realiza a auditoria de estoque existe grande possibilidade de estar com prejuízos financeiros. 

 

 

 

 

  • Tributação a mais ou a menos

 

A tributação incorreta é um dos itens que não poderia ficar de fora da lista do que a sua empresa perde ao não realizar a auditoria de estoque. Sabe-se que muitos tributos estão relacionados às ações de vendas, no entanto há produtos que apresentam benefícios fiscais tributários. A revisão dos controles que o serviço de auditoria executa ajuda a inibir o erro no recolhimento de impostos indevidos seja para quantia a mais ou a menos.

 Um bom gestor se cerca de todos os recursos possíveis para ter a melhor gestão possível, e realizar a auditoria de estoque com profissionais especializados amplia a sua capacidade de evitar perdas financeiras e/ou aumentar os resultados da organização.