Já ouviu falar do COE – Copo de Renda? Se você é daquelas pessoas que busca informações sobre formas de investimentos, com toda certeza já deve ter escutado a respeito. Um dos pontos importantes desse tipo de aplicação é que possui proteção contra perdas de investimento parcial ou total.
O COE tem como principal característica, possibilitar a chance de investir em renda variável para alcançar mais lucros, com menos riscos. Existem vários tipos de COE, o Copo de renda é um deles e neste conteúdo você vai entender sobre esse investimento, prazos e média de valores para iniciar a aplicação.
Afinal, o que é COE?
Antes de explicar o que quer dizer “COE – Copo de renda”, é importante entender qual o significado específico de “COE”. Essa sigla quer dizer “Certificado de Operações Estruturadas” e remete a um tipo de investimento que, no Brasil, foi criado em 2010, por meio da Lei 12.249.
Esse investimento, portanto, é ainda novo no país. Ele é caracterizado por mesclar características de renda fixa, por ter título bancário, com variável, já que não apresenta um único rendimento, mas possui rentabilidade variável.
O modo de aplicação COE pode atender diferentes perfis de investidores, desde os mais conservadores, até aqueles que preferem arriscar para conseguir maiores ganhos. Pois conta com menor risco da renda fixa e, por outro lado, tem desempenho na renda variável.
Há alguns tipos de Certificado de Certificado de Operações Estruturadas, um deles é o de Valor Nominal Protegido. Esse permite que o investidor tenha o valor aplicado de volta. O outro, por sua vez, é o Valor Nominal em Risco, que apesar de ser capaz de garantir uma rentabilidade maior, apresenta risco de perda de parte do valor investido.
E o que COE- Copo de renda expressa?
O COE possui algumas características específicas, uma delas é que não existe um valor mínimo específico de aplicação, a quantia estabelecida bem como as opções para investimento são variadas e ofertadas pelas próprias instituições financeiras. No entanto, o investimento mais barato pode ser encontrado pelo valor de R$5 mil. Portanto, não é uma quantia baixa comparada a outras formas de aplicação.
O COE- Copo de renda, por sua vez, remete a uma modalidade de investimento COE que possui um dos valores de investimento mais baixos. Existem instituições que fixam a quantia de aplicação a partir de R$1000,00.
Comparados aos outros tipos de COE, o COE- Copo de renda é mais simples de investir e fácil de entender. Os prazos de vencimentos, a depender da modalidade COE, também variam. É possível encontrar operações com vencimento entre seis meses e cinco anos. Contudo, a modalidade COE- Copo de Renda tem o tempo de investimento de dois anos.
Se você deseja realizar novos investimentos, em especial, o COE, o primeiro passo a fazer é buscar a consultoria de um profissional especializado no assunto. Isso vai ajudar na escolha da corretora, entender o melhor tipo de COE, com base no seu perfil de investidor, além de analisar todas as variáveis para adotar a melhor decisão.