A revisão fiscal é um processo desenvolvido por um contador. O trabalho inclui uma série de análises de documentos da empresa. Saiba mais detalhes!

Sabe qual é a importância da revisão fiscal? Se você é empresário ou sócio de uma organização já deve saber que a carga tributária no país está entre os obstáculos em manter os negócios. Mas, por meio da prática frequente de revisão é possível obter algumas vantagens para a empresa, inclusive evitar desfalques por erros. Entenda detalhes sobre o assunto, bem como o que fazer para começar a revisão fiscal.

 

O que é a Revisão Fiscal?

A revisão fiscal consiste em um procedimento de auditoria que tem o intuito de conferir as atividades fiscais de determinada empresa. Para isso, são realizadas diferentes revisões com foco no comportamento fiscal da organização. Em uma revisão efetiva, são observados pontos como:

Impostos;

Cálculo tributário;

Notas fiscais;

Obrigações acessórias e entre outros elementos.

Trata-se de uma ferramenta importante, principalmente por ser capaz de evitar que empreendedores deixem de investir ou fechem as portas em função das cargas tributárias. A revisão ajuda a recorrer à recuperação de créditos, valores a mais quitados aos órgãos de arrecadação. Em resumo, a revisão fiscal abrange a investigação minuciosa dos procedimentos tributários realizados na empresa.

 

Quais são os Benefícios da Revisão Fiscal?

 A revisão fiscal é capaz de trazer diferentes benefícios para a empresa, a citar:

 

Recuperação de Créditos Tributários: 

Para quem não sabe, a recuperação de créditos tributários consiste em um procedimento onde o contribuinte pode requerer a restituição de tributos pagos indevidamente aos órgãos de arrecadação. Uma das vantagens de investir na revisão fiscal remete ao fato de avaliar se existem valores quitados incorretos que podem ser restituídos à empresa. Caso sim, a organização pode solicitar abatimento de outros tributos futuros, o que gera mais economia.

 

Ajustes de Acordo com as Leis Tributárias:

Outra vantagem em recorrer à revisão fiscal está no fato da empresa compreender e fazer os ajustes de acordo com as normas fiscais. As leis tributárias costumam passar por modificações e não é sempre que as organizações estão empenhadas em conhecê-las. Um dos benefícios de investir é saber que profissionais de revisão fiscal são atualizados e operam para adequar a empresa com base nas normas vigentes.

 

Prevenção de Multas:

Mais um benefício da revisão fiscal é a possibilidade de identificar se há irregularidades na organização. Caso existam, os profissionais sinalizam quais são e as correções necessárias para o cumprimento da legislação. Trata-se, portanto, de uma medida preventiva, tendo em vista que a organização pode evitar notificações e multas por parte do fisco em função de erros não observados.

 

O que Você Precisa Fazer para Começar a Revisão Fiscal?

 

Para começar a revisão fiscal, o primeiro passo que deve ser dado é saber quem vai realizar esse processo. O trabalho pode ser feito por um contador da própria organização ou por uma empresa externa. Caso opte pelo segundo, o ideal é sempre analisar a reputação do contratante, afinal é um trabalho minucioso e que exige domínio das atualizações sobre as leis tributárias.

 

Outro passo que você precisa fazer para começar a revisão fiscal diz respeito ao levantamento de todos os impostos e quantias pagas pela organização, em geral dos últimos cinco anos (período limite para requerer a solicitação de créditos não utilizados). Essa atividade vai ajudar a compreender qual é a real situação da empresa e quais ajustes devem ser adotados em caso de constatações de irregularidades.