Nessa matéria vamos falar sobre um dos principais problemas enfrentados nos condomínios do Brasil – a fraude de recursos. Que pode gerar problemas fiscais que impactam não só na gestão do condomínio como no bolso dos próprios moradores.

 

Matéria escrita por Ivomar Barbosa – 23 de Março de 2022.

Você já se perguntou se o dinheiro que você paga todo mês ao seu condomínio está sendo utilizado da forma correta?

Se cada centavo realmente é aplicado na melhoria do ambiente para proporcionar mais  qualidade de vida pra você.

Caso haja algum receio se o seu investimento não está sendo bem administrado, vamos apresentar para você qual caminho seguir para identificar possíveis erros ou desvios que podem estar acontecendo.

 

Primeiro Vamos Começar Entendendo Como Funciona O Gerenciamento De Recursos De Um Condomínio. 

 

Afinal, o dinheiro de cada morador vai parar no bolso de quem? E como é distribuído? Geralmente essa responsabilidade é dada ao síndico do condomínio que tem como responsabilidade distribuir os recursos obtidos com foco na preservação e manutenção do condomínio.

Os valores são aplicados desde de tarefas simples às mais complexas, como por exemplo:

 

  • Conta de água
  • Conta de energia elétrica
  • Salário de funcionários
  • Taxas e impostos
  • Fornecedores
  • Serviços terceirizados ou de manutenção

 

Até aqui ficou bem claro o papel do síndico na gestão do condomínio e como o seu dinheiro é aplicado, certo? Mas, e se por acaso o síndico agir de má fé e acabar desviando esses recursos para si mesmo quais impactos podem causar ao condomínio?

 

A Fraude Financeira Em Um Condomínio Pode Causar Os Seguintes Problemas:

 

Perigo de Superfaturamento: Na prática, isso significa cobrança de valores acima do preço original para realização de serviços. E, em alguns casos, também são feitos serviços fantasmas que nunca foram de fato realizados e você nem sequer percebeu.

Acúmulo de Dívidas Tributárias:  Gera uma série de multas fiscais para o condômino, e adivinha quem paga essa dívida, sim você? 

Acúmulo de Dívidas Trabalhistas:  Falta de recolhimento de verbas trabalhistas e previdenciárias dos funcionários do condomínio. 

Desorganização documental e financeira:  A ausência de uma adequada gestão documental pode levar o condomínio a fazer pagamentos em duplicidade e descumprimento de obrigações legais, gerando mais uma vez um grande prejuízo financeiro. 

Não Ter Caixa Para Emergências: Pode acontecer de haver algum problema na fiação elétrica, na distribuição de água  ou até mesmo na área de lazer e não conseguir ter restauração imediata por falta de recurso.

 

O Que Fazer Para Identificar A Fraude?

 

A primeira ação que você deve tomar é solicitar uma auditoria de condomínio.

Se essa é a primeira vez que você escuta essa palavra, calma. Vamos te explicar em detalhes como esse serviço funciona e o quanto ele é importante para a identificação de fraudes e desvios de recursos.

A auditoria é feita por um profissional de auditoria contábil que atua como um fiscal na avaliação completa dos processos da gestão, análise de contas e documentos relacionados a forma que os recursos estão sendo distribuídos.

 

Essa auditoria é dividida em 3 fases:

 

  • Fase 01. Planejamento
  • Fase 02. Execução
  • Fase 03. Relatório.

 

Na última fase, o contador entrega um relatório completo e apresenta se está acontecendo ou não desvios de recursos.

É muito importante frisar que essa auditoria deve ser feita por um profissional independente. Isso significa que esse profissional não pode ter nenhuma ligação com o síndico ou qualquer morador do condomínio.

Pois o objetivo é que ele atue de forma imparcial para que haja de fato uma avaliação justa evitando assim, qualquer conflito de interesses. 

 

Em Que Momento Devo Recorrer A Um Especialista Em Auditoria De Condomínio?

 

No momento em que você identificar suspeitas seja no superfaturamento dos serviços como já foi falado ou na falta de clareza de como os recursos estão sendo distribuídos. Esse é o momento de recorrer a um especialista para que seja feita uma análise minuciosa.

Se você gostaria de tirar mais dúvidas sobre como funciona o processo e quais questionamentos deve fazer ao síndico. A empresa BRTRUE Auditoria & Consultoria oferece o serviço de auditoria condominial.

Trata-se de uma renomada empresa de auditoria com especialistas experientes no mercado. Se isso te interessa clique no botão abaixo para solicitar auditoria no seu condomínio

 

[CLIQUE AQUI PARA AGENDAR SUA SESSÃO ESTRATÉGIA]

 

Você poderá tirar todas as suas dúvidas e saber o passo a passo de como funciona esse serviço muito importante.

 

Considerações Finais:

 

Lembre-se sempre: Você tem o poder de questionar e fiscalizar a forma que o seu dinheiro está sendo utilizado no condomínio.

Obrigado por ter acompanhado essa matéria até o final, a nossa equipe está sempre focada em  trazer os melhores conteúdos voltados a economia e contabilidade..

Deixa aqui logo abaixo um breve comentário sincero sobre como essa matéria ajudou você.

 

Abraços e até próxima.