Ter o controle das finanças pessoais é algo que atormenta muitas pessoas. Fazer algum dinheiro sobrar no final do mês parece uma tarefa impossível, principalmente para quem possui muitas dívidas.

Possuir uma vida financeira em dia, não atrasar as faturas e pagar no débito é um luxo quase inalcançável para milhões de famílias. E se elas tiverem crianças em idade escolar, essa realidade fica cada vez mais distante e irreal.

A ausência de um planejamento das finanças pessoais é um dos motivos que causam dores de cabeça. Isso porque, quem não controla o próprio de dinheiro acaba se endividando, gastando mais do que ganha e, portanto, arruinando a sua vida financeira.

Embora pareça algo impossível, é possível ter uma vida financeira organizada. Basta mudar o comportamento e seguir algumas atitudes básicas que melhoram a saúde financeira de qualquer pessoa.

 

 

 

Finanças pessoais: por que organizar?

 

É muito comum vermos pessoas estressadas por conta das dívidas e descontrole financeiro. Esse é um fator que desencadeia muita ansiedade, principalmente se você tem metas como fazer uma faculdade, comprar uma casa ou um carro.

Ter um controle das finanças pessoais é algo bastante benéfico, pois você poderá se precaver em relação à imprevistos e se preparar. Além disso, poderá decidir melhor sobre o que fará com o seu dinheiro, sem grandes preocupações.

Ao ter o controle das suas finanças pessoais, poderá investir o seu dinheiro em aplicações e fazer investimentos futuros. Isso te trará resultados positivos e você sentirá que seu dinheiro está sendo bem empregado.

Ademais, outra vantagem é que você terá em mente quais as suas dívidas, datas de pagamento e valores. Você terá menos estresse, pois saberá quais as datas dos seus compromissos financeiros.

Outrossim, terá uma noção maior do valor do seu dinheiro e quanto precisará trabalhar para pagar determinada coisa. Sua perspectiva em relação ao seu dinheiro será ampliada, o que evitará que você gaste mais do que deveria.

 

 

Compromisso é a base para a organização das suas finanças

 

Não existem fórmulas mirabolantes para ter o controle das finanças pessoais. No entanto, a base para qualquer sucesso financeiro é ser comprometido e organizado.

Muitos justificam seus gastos em excesso culpando outras pessoas ou a ausência de educação financeira. Realmente, esse é um assunto que vem sendo bastante discutido atualmente, principalmente por conta da popularização dos investimentos financeiros.

Inicialmente, é fundamental que seja detectado o porquê da ausência de dinheiro constantemente. Entender os seus hábitos de consumo e os motivos dos impulsos por compras é o primeiro passo para ter uma vida financeira mais saudável.

Por esse motivo, se comprometer em mudar ações mínimas já faz toda a diferença. Além disso, você poderá utilizar a tecnologia como um recurso para equilibrar ou ter o mínimo conhecimento dos seus gastos.

Existe uma infinidade de aplicativos que podem ser baixados de forma gratuita por quem deseja saber os detalhes dos seus gastos. Agora vamos entender quais são essas atitudes básicas que podem melhorar a sua condição financeira atual.

 

 

 

Dicas importantes de organização das finanças pessoais

 

Agora que você já sabe a importância de olhar de perto suas finanças pessoais, entenda como colocar em prática e melhorar sua saúde financeira.

 

 

  • Faça um levantamento das suas finanças

 Quanto você costuma receber e gastar no mês? Muitas pessoas acabam gastando mais porque não tem noção de quanto entra e de quanto sai.

Por isso, antes mesmo de seguir as outras dicas que listamos neste artigo, anote todas as suas despesas e tenha conhecimento sobre a sua receita. Assim, você irá identificar onde tem gastado mais e poderá criar mecanismos para reduzir essa dívida.

 

 

  • Crie um orçamento

 Após ter o conhecimento de quanto gasta, crie um orçamento. Como assim? Inicialmente, tenha em mente quais são os seus gastos fixos, como contas que tem o mesmo valor todo mês, aluguel, mensalidade da escola das crianças, entre outros gastos previstos. Em seguida, inclua os gastos variáveis, como luz e água.

O ideal é que você estabeleça um limite de gastos. Por exemplo, tal gasto variável ou fixo não pode ser mais que x% do que você ganha. Isso te ajudará a ter uma noção de quanto tem gastado em relação à porcentagem.

 

 

  • Priorize faturas com juros mais altos

 Se você tem dívidas de cartão de crédito, dê uma atenção especial à elas. Isso porque alguns cartões têm juros altíssimos que podem te colocar numa bola de neve.

Portanto, evite pagar juros e ao invés de investir ou juntar dinheiro, primeiramente quite o que falta no seu cartão de crédito.

 

 

  • Mude os seus hábitos

Você sempre termina o mês com saldo negativo? Já pensou em mudar os seus hábitos e consumir menos? Você pode começar reduzindo os seus gastos na rua, ou evitando sair para lugares nos quais você irá gastar muito.

Substitua programações pagas por locais gratuitos e busque equilibrar primeiro as suas contas. Pelo menos por enquanto.

 

 

  • Tenha uma reserva financeira

Esse é um item muito importante e que deve ser levado em consideração se você já conseguiu equilibrar as suas contas. Esse é o momento de você criar a sua reserva, com o valor em torno de 10% do que você recebe.

Essa é a sua segurança de que poderá resolver problemas financeiros futuros, caso eles voltem a ocorrer. Ademais, poderá se precaver para possíveis problemas de saúde ou com o seu carro.

 

 

  • Aprenda sobre educação financeira

 Para você entender como funciona o fluxo de entrada e saída do seu dinheiro, invista em cursos, palestras e videoaulas sobre educação financeira. Você entenderá mais de inflação, juros simples e compostos e sobre consumo, assuntos discutidos em cursos de graduação voltados para o controle de finanças pessoais e empresariais.

Além disso, saberá com mais propriedade formas de ganhar mais dinheiro ou de utilizá-lo de maneira mais consciente e adequada.

 

 

  • Faça investimentos

 Agora que você já tem suas contas equilibradas, já consegue juntar dinheiro, por que não investir? Muitas pessoas colocam como meta conseguir x valor na conta daqui há alguns anos e investem parte da renda para alcançar esse objetivo.

Só existem benefícios nesse tipo de estratégia. Isso porque o dinheiro estará rendendo, de acordo com o seu perfil de investidor. Então não deixe essa opção passar despercebida, tenha o controle das suas finanças pessoais e fique despreocupado.