Para que um negócio tenha sucesso, é importante que todos os setores estejam alinhados e funcionando corretamente. Por isso, é fundamental ter uma gestão empresarial que garanta o controle das atividades e boa utilização dos recursos, para que a empresa tenha uma boa saúde financeira.
Embora muitas empresas saibam o quanto é importante ter uma gestão financeira, nem todas se preocupam com isso e acabam muitas vezes comprometendo esse setor. Gerenciar uma empresa é muito mais do que conseguir clientes e fazer divulgação. A administração das finanças é uma das etapas principais que garantem a sobrevivência de qualquer negócio.
Portanto, se você está em dúvidas sobre o que significa ter uma boa saúde financeira, vamos te apresentar o seu conceito e por que você deve aplicar ao seu negócio. Em seguida, te daremos algumas dicas fundamentais de hábitos saudáveis que devem seguidos para ter plenitude na sua empreitada.
Saúde financeira: o que significa?
Ter uma saúde financeira nada mais é do que buscar independência através de novos hábitos. Ou seja, esse conceito está mais relacionado aos novos comportamentos que uma empresa pode adquirir ao entender como anda o seu fluxo financeiro, não necessariamente estando diretamente ligado ao dinheiro.
As empresas que se preocupam com a gestão e seus hábitos são mais propensas a tomarem atitudes mais assertivas. Sendo assim, essas empresas ficam mais próximas de realizar objetivos, alcançar metas ou até mesmo realizar investimentos, pois tem conhecimento total sobre a sua situação e limites.
Portanto, ser saudável financeiramente traz muitos benefícios e propicia à empresa traçar metas a médio e longo prazo. Uma vez que ela conhece as suas necessidades, não há razões para que o seu setor financeiro seja um problema.
Quais os benefícios?
Os benefícios de ter uma saúde financeira plena são muitas. A primeira vantagem é que a empresa se torna mais organizada e tem um controle sobre os seus gastos. Tudo pode ser analisado através de uma planilha de gastos, do que entra e do que sai.
Em seguida, após ter essa consciência dos seus gastos e suas receitas, a empresa pode começar a pensar em realizar investimentos. Sendo assim, não haverá gastos desnecessários ou dores de cabeça por não sabe o quanto se pode investir ou não.
Outro benefício é o equilíbrio. Quem não quer ter uma saúde financeira organizada e honrar com todas as dívidas e compromissos realizados? Então, agora que você já conhece os benefícios, saiba o que pode fazer para deixar sua empresa mais organizada financeiramente.
Hábitos financeiros de negócios bem sucedidos
Não é difícil manter uma saúde financeira organizada. Inicialmente, busque um propósito, conheça o seu negócio e coloque em prática as dicas que daremos a seguir.
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Realizar a gestão de custos
Ter uma gestão de custos pode ajudar a avaliar os processos realizados dentro da empresa, como vendas, produção, logística, comercial e outros processos. Assim, é possível saber onde a empresa vem sendo menos eficiente e gastando mais.
Embora seja difícil de compreender inicialmente, o que faz uma empresa ter lucro é analisar se o que ele vende é mais do que o que ela gasta. Ter em mente os custos de todos os processos poderá ajudar a empresa a crescer ainda mais.
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Ter um software de gestão
Outra coisa que pode te ajudar bastante é ter um sistema de gestão, onde você poderá controlar desde as entradas e saídas do seu caixa, como ter uma centralização de todos os dados de sua empresa, com segurança e rapidez. Hoje em dia, existem diversas empresas que atuam com sistemas capazes de organizar e controlar a sua gestão financeira.
Através dessa plataforma, é possível controlar as notas fiscais, os dados dos clientes, gerar relatórios e ter um noção holística sobre o seu negócio. Tudo isso auxiliará no momento de tomar decisões que sejam importantes.
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Contratar um profissional qualificado na área
É muito comum ver gestores que se dividem em várias áreas, inclusive a financeira. Mas saiba que isso pode afundar mais ainda o seu negócio. Se o gestor não souber sobre determinado assunto, como finanças ou contabilidade, é importante que ele busque um profissional qualificado e confiável para ajudar.
Além de se despreocupar por ter de assumir vários setores, o gestor poderá contar com uma pessoa que conhece sobre finanças. Ela saberá analisar dados, avaliar a situação financeira da empresa e indicará as melhores decisões para o seu negócio.
Mas, caso não possa ainda investir em pessoal, realize cursos, palestras e aumente o seu network. Talvez ao tomar conhecimento sobre outra empresa, o administrador consiga fazer comparações e investir nas melhores soluções para o seu negócio.
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Analisar os demonstrativos financeiros
Após investir nesse software, é fundamental que o gestor acompanhe o lado financeiro da empresa. Os principais índices que devem ser levados em consideração são o de geração de caixa e a rentabilidade econômica do negócio.
Após ter o conhecimento desses índices, monitore mais de perto a sua empresa. Entender sobre a sua saúde financeira e fazer comparações é importante. Dessa forma, fica mais próximo de ter uma vida mais equilibrada e gerar novas oportunidades de negócios com outras empresas e fornecedores.
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Ter um planejamento financeiro
Criar um planejamento financeiro é importante desde a fundação de qualquer negócio. É através dele que a empresa terá um norte e saberá para onde vai e quais são os seus reais objetivos.
Aliás, é através dele que o gestor colocará em práticas suas estratégias e verá se as metas estão sendo alcançadas. Portanto, elabore um planejamento para manter sua saúde financeira o quanto antes.
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Criar uma reserva de emergência
Momentos de crise são mais comuns do que se pensa e agora mais do que nunca estamos mais cientes disso. Por esse motivo, é fundamental que toda empresa possua uma reserva de emergência para essas horas. Essa é uma dica não apenas para manter a saúde financeira dos negócios, como também para pessoas físicas.
Ter esse tempo resguardado será importante para que o gestor avalie sua situação financeira e crie novos mecanismos para sobreviver à crise. Aliás, a dica é que a empresa tenha em caixa de 3 a 6 meses de reserva financeira, caso perca clientes ou ocorra outra situação.
Agora que você já sabe o que deve ser feito, cuide da saúde financeira da sua empresa colocando em prática essas dicas simples. Essa ação pode ser o divisor de águas para se conseguir mais organização e planejamento.