Um dos processos mais importantes que você deve levar em consideração na sua empresa é o de auditoria contábil. Através dela, você saberá com precisão se há algum indício de irregularidade ou fraude nos seus documentos e transações financeiras com impacto nas demonstrações contábeis.

Ao ter conhecimento das finanças da sua empresa, fica mais fácil ter uma noção sobre o que precisa ser mudado. Ademais, você terá mais tranquilidade para seguir com seu negócio, diminuirá os riscos e terá uma visão holística dele.

Por outro lado, a auditoria contábil também otimiza os seus processos e diminui os riscos da sua empresa fechar. Por isso, contar com esse serviço é essencial para que sua organização caminhe com mais segurança.

Ao contratar um serviço de auditoria contábil, você terá em mãos, após  resultados desta, uma ferramenta de planejamento estratégico. Ela te ajudará a identificar e corrigir as possíveis falhas, se adequando a um padrão.

Ao não realizar uma auditoria, seu negócio ficará suscetível irregularidades internas, erros e fraudes, o que traz muitas dores de cabeça para gestores. Em momentos de venda de ações e partilhas, podem também ocorrer problemas ocasionados pela baixa qualidade e desencontros de informações.

Por isso a auditoria contábil é reconhecida como uma das melhores ferramentas de apoio aos gestores e ao negócio. Ela ajuda a melhorar a sua credibilidade diante dos clientes, colaboradores, fornecedores e outras empresas concorrentes.

No entanto, muitos gestores negligenciam a importância da auditoria contábil para a manutenção do negócio. 

Já que toda relação tem início na confiança, nada melhor do que mostrar aos potenciais investidores o quão cuidadosa sua empresa é. Por isso, iremos explicar um pouco o porquê você deve tornar constante essa prática na sua empresa.

 

 

 

 

O que é uma auditoria contábil?

 

A auditoria contábil tem como objetivo verificar se as Demonstrações Contábeis de uma empresa estão em conformidade com as normas contábeis, regras societárias e tributárias. Sendo assim, são analisados todos os procedimentos internos e as normas utilizadas.

Durante o processo de análise, podem ser verificados os livros, registros, relatórios, documentos financeiros e contábeis da empresa. O auditor contratado irá comparar se o que está nas Demonstrações Contábeis é compatível com o real valor do patrimônio e com a situação econômica dela.

Sendo assim, o profissional irá confrontar os valores encontrados e colherá dados importantes. Tudo isso irá demonstrar se existe alguma omissão de valores, erros nos cálculos ou até mesmo fraudes dentro da empresa.

 

Portanto, você irá:

  • Diminuir os riscos de haver irregularidades;
  • Minimizar prejuízos futuros por conta dos erros;
  • Evitar as multas por conta de falhas financeiras;
  • Aumentar as chances de investimentos seguro.

 

A auditoria é de extrema relevância para todas as empresas. O profissional responsável terá em mãos uma opinião detalhada sobre a situação financeira daquela organização.

Ou seja, o empreendedor estará ciente se está seguindo as regras de contabilidade ou não. Além disso, o auditor será responsável por indicar possíveis soluções para tal problema.

 

Assim sendo, a auditoria contábil irá atingir determinadas áreas da empresa, tais como:

  • Fiscal, pois ela deverá seguir com as obrigações tributárias;
  • Administrativa, no sentido de reduzir a improbidade e a ineficiência;
  • Ética, pois serão analisados os atos praticados;
  • Técnica, uma vez que os serviços contábeis serão efetivos;
  • Social, porque serão observados se os recursos foram utilizados de forma adequada.

 

 

 

 

Quais os riscos de não realizar uma auditoria contábil?

 

Ao não realizar a auditoria contábil, sua empresa ficará à mercê de ações fraudulentas de gestores. Ainda seguirá cometendo constantes falhas nos cálculos e ao longo do tempo ir prejudicando a saúde financeira do negócio.

Outro risco bastante alto é a sua empresa ser multada por não seguir as regras determinadas pelas leis tributárias. Essa situação reduz bastante a confiabilidade que colaboradores e outras pessoas envolvidas nos processos desenvolveram sobre a empresa.

A auditoria impõe ações para que a empresa aplique de forma mais correta a legislação e se adeque ao que é solicitado. Sendo assim, a relação de credibilidade e autoridade podem ficar comprometidos se a empresa não cuida da sua gestão contábil.

Não realizar uma auditoria contábil ainda pode colocar o seu negócio em problemas com o Fisco ou outros órgãos reguladores. Portanto, se você desconfia que estejam acontecendo sonegações de impostos e outras fraudes, entre em contato com um escritório contábil.

Vale salientar que qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, deve realizar uma auditoria contábil. Sendo, assim você poderá descobrir:

 

  • Se sua gestão está seguindo os padrões corretos;
  • Quais são os problemas que existem;
  • Se há solução para esses problemas.

 

 

 

 

Em que momento devo realizar a auditoria contábil?

 

A auditoria deve ser realizada de forma constante, sempre respeitando os intervalos de tempo. Uma vez ao ano pode ser o suficiente para algumas empresas, enquanto para outras pode demandar mais ou menos tempo.

Ademais, ela pode ser realizada assim que você suspeitar de algum erro e/ou fraude interna. No entanto, é interessante que você, como gestor, não espere esse momento chegar para solicitar um serviço de auditoria contábil.

Ao finalizar o processo, o auditor emitirá um parecer sobre as Demonstrações Contábeis ao gestor ou mesmo abster-se de opinião, sempre de forma justificada. Assim, poderá ser emitido: a) parecer sem ressalvas, b) parecer com ressalvas, c) abstenção de opinião. O primeiro é a confirmação de que as Demonstrações Contábeis estão de acordo com os princípios e normas contábeis.

Enquanto isso, o segundo resultado é o indicativo que há um atendimento parcial de todas as normas, sem prejuízo significativo ao resultado final, ou seja, pode apresentar falhas internas e erros. E por fim, na terceira opção, há a impossibilidade do auditor emitir opinião em função da inconsistência e/ou ausência de informações e erros significantes.

O que pode fazer a diferença é se existiu a intenção ou não de adulterar os documentos e demonstrações. No entanto, pode acontecer do erro não ser proposital, o que é muito comum ocorrer. O auditor sempre deverá comunicar ao gestor as irregularidades identificadas.

O importante é que você inclua esse processo na rotina de coisas a serem feitas na sua empresa. Então, não existe um momento certo, mas quanto antes você tenha em mente que esse procedimento é altamente relevante, melhor para o seu negócio.

Lembrando também que se a sua empresa não realizar a auditoria, ela pode ser surpreendida com uma repentina necessidade de auditoria, a exemplo de exigências para entrada de novos investidores, grandes negociações com fornecedores, tomada de crédito bancário. Isso deixará seu negócio numa posição de vulnerabilidade e ele estará sob risco de perdas financeiras nos casos de obstrução do objetivo em que a auditoria contábil foi exigida.