A auditoria fiscal abrange uma série de procedimentos capazes de evitar que a empresa tenha problemas com o Fisco. Entenda a importância!

Há quem ainda acredita que a auditoria fiscal não é uma vantagem para as organizações. No entanto, essa prática é capaz de evitar uma série de problemas para as empresas, entre elas receber multas e sanções por problemas com o Fisco e pagar impostos a mais. Esse procedimento pode ser realizado de forma diária ou mensal por profissionais especialistas que realizam inspeção minuciosa dos processos fiscais da empresa. Entenda o que é a importância da auditoria fiscal.

 

O que é Auditoria Fiscal?

A auditoria fiscal consiste em uma vistoria cujo propósito é analisar o controle tributário de determinada empresa. O principal objetivo é, portanto, identificar se as obrigações tributárias estão de acordo com as normas exigidas pela legislação e se estão pagas em dia. Por meio desse procedimento, a organização pode evitar multas em decorrência de falhas ou descumprimento das leis.

A auditoria fiscal pode ser de natureza interna ou externa. A primeira acontece quando a equipe da própria empresa realiza a inspeção, enquanto a segunda é feita por profissionais terceirizados. Em geral, há organizações que optam pela externa em função da imparcialidade. Pois, o trabalho é desenvolvido por uma pessoa sem vínculos e que não analisará as atividades de colegas.

Esse procedimento inclui a avaliação de todos os dados contábeis da organização. O auditor fiscal faz o diagnóstico de possíveis brechas, erros ou falhas capazes de levar a empresa ser notificada pelo fisco e ser prejudicada. A atividade inclui ainda a análise de Imposto sobre Produtos Industrializados (IP), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

 

Quais são os benefícios da Auditoria Fiscal?

A auditoria fiscal traz diferentes benefícios para as organizações, entre alguns estão:

 

Medida Preventiva:

Imagine que uma empresa não faz análises do controle tributário. Em certo dia, recebeu notificação do Fisco porque foi detectadas irregularidades que a própria não tinha conhecimento. Essa situação pode ser evitada quando se recorre à auditoria fiscal. O trabalho do auditor inclui identificar possíveis falhas e corrigi-las. Portanto, um dos benefícios da auditoria fiscal é por ser uma medida preventiva.

 

Em dias com as Normas Tributárias:

A falta de análise do controle tributário é capaz de provocar uma série de prejuízos à organização. Quando a inspeção é feita de forma regular, isso permite que a empresa observe se está em cumprimento com as leis. Portanto, essa também é uma das vantagens da auditoria tributária: saber que a organização está em dia com as normas instituídas.

 

Recuperação de Impostos:

Erros nos valores de pagamentos de impostos sejam para mais ou para menos, acontecem com muitas empresas. Um dos benefícios da auditoria fiscal é ter, com exatidão, o conhecimento do que deve ser pago aos cofres públicos. Além do mais, caso seja constatado o pagamento a mais, a empresa poderá solicitar a recuperação e, com isso, utilizar o valor para investir nos negócios.

 

Sugestões de um Profissional:

Outra vantagem da auditoria fiscal para a empresa é receber sugestões de melhorias de um profissional capacitado. Há organizações que não conseguem identificar quais mudanças são necessárias para andar em cumprimento com a legislação tributária. Por meio do trabalho do auditor, a empresa recebe sugestões de melhorias para evitar problemas com o Fisco e atender todas as exigências.