Se você tem uma empresa e se preocupa com a questão financeira, já deve ter se deparado com esses dois termos. Tanto a revisão fiscal quanto a auditoria contábil são importantes no seu negócio, mas porquê?
É muito comum encontrar erros nos setores contábeis das empresas. Por esse motivo, o gestor deve acompanhar de perto todos os movimentos financeiros para que não existam complicações futuras que possam afetar a economia da empresa.
A quem você recorre quando precisa saber como estão as suas finanças? É muito provável que você responda à contabilidade. Antes de recorrer à contabilidade, seja ela um serviço terceirizado ou interno, você sabe exatamente de que informações precisa da sua empresa?
É obrigatório por lei, todas as empresas terem profissionais da contabilidade assessorando suas atividades. Geralmente, elas contam com esses profissionais para validar se o trabalho do seu setor financeiro está correto. Outro grande motivo para que as empresas recorram à contabilidade é justamente comprovar se há alguma irregularidade nos registros.
Por esse motivo, é fundamental que você saiba os conceitos de auditoria contábil e revisão fiscal. Ter domínio sobre o que cada um significa te ajudará a saber qual serviço deverá buscar e qual empresa é a melhor para a sua situação. Só não esqueça de buscar profissionais capacitados em resolver seu problema de forma assertiva.
A auditoria contábil é um pouco mais falada e por isso mais fácil de ser identificada. Já a revisão fiscal é outro processo importante que as empresas devem levar em consideração.
Ela deve ser realizada de forma constante, pois é através desse processo que os créditos tributários podem ser recuperados. O prazo para realização é de 5 anos, de acordo com o artigo 168, do CTN, que é o Código Tributário Nacional.
A seguir você irá conhecer os conceitos de auditoria contábil e revisão fiscal e porque você deve prestar bastante atenção à esses processos.
Auditoria contábil x Revisão fiscal
É muito comum existirem dúvidas acerca dos benefícios dos dois conceitos. Por isso, vamos esmiuçar cada um deles para tornar mais fácil a compreensão para gestores e outras pessoas que tem interesse no assunto.
O processo pelo qual a empresa é avaliada em toda a sua situação econômica e financeira é chamado de auditoria contábil. Todas as empresas, seja de qual for o seu porte, podem solicitar uma auditoria contábil.
Ela é um instrumento muito importante para certificar com exatidão todos os registros contábeis, analisar o controle interno e apurar se há algum tipo de irregularidade ou fraude durante uma gestão.
Ademais, como parte do processo, o profissional responsável pela auditoria contábil ainda verifica o fluxo de caixa e o balanço do patrimônio.
Ela é fundamental para que o empreendedor ou gestor tenha consciência sobre a situação financeira do seu negócio.
Já a revisão fiscal é outro processo no qual são analisadas diferentes atividades tributárias e fiscais da empresa. Ou seja, nos referimos aqui ao cálculo tributário, emissão de notas fiscais, escrituração fiscal, pagamento de impostos e preenchimento de obrigações acessórias.
Sendo assim, um dos principais objetivos da revisão fiscal é checar se as informações passadas nos anos anteriores ao fisco estão de acordo com os valores encontrados. Ter esse cuidado previne que a empresa seja multada ou autuada por possíveis irregularidades.
Igualmente, esse método também procura os pagamentos que foram feitos de forma indevida. Para tal, os profissionais executam os estudos com base na legislação.
Quais os benefícios da revisão fiscal para os negócios?
A revisão fiscal é importante no momento de recuperação de créditos tributários. Ou seja, a sua empresa pode pedir a restituição do valor pago indevidamente, com depósito na conta bancária da empresa, ou solicitar ao fisco abatimento nos impostos devidos, tantos os vencidos, caso existam, como os ocorreram no futuro, a medida que forem lançados.
Deste modo, a revisão fiscal é importante também para que a empresa analise sua situação diante do fisco. Em caso negativo, ela pode se ajustar a tempo, antes de receber alguma possível sansão.
Ao economizar com os tributos, será possível investir em processos internos e assim melhorar as operações internas da empresa. Outro benefício é o de trazer mais organização à vida fiscal da empresa.
Através desse “pente fino” é possível traçar o panorama nos últimos 5 anos da contabilidade e ter detalhes sobre os pagamentos e impacto dos tributos.
Por que contratar esse serviço?
Essa pode ser uma tarefa um pouco complicada para seu colaborador, uma vez que deverão ser analisadas até 5 anos de modificações na legislação. Da mesma maneira, os relatórios contábeis e fiscais estarão nessa lista de itens a serem fiscalizados.
Contratar uma empresa especializada para realizar a revisão fiscal pode ser ideal para que o processo seja executado com mais eficiência e velocidade. Com isso, seu negócio estará mais seguro.
Uma revisão fiscal eficiente tem o potencial de aumentar vertiginosamente os lucros de uma empresa, além de alinhar atividades contábeis com as normas contábeis. Por esse motivo, é recomendado que você contrate esse serviço com uma empresa especializada.
Instrumentos como o seguro de responsabilidade civil, o termo de sigilo e confidencialidade das informações e certificados de capacidade técnica apresentados são diferenciais que lhe trarão mais segurança e garantia da adequada realização do trabalho.
E quando realizar uma auditoria contábil?
Não existe um momento certo de contratar uma auditoria contábil. Ela vai depender muito de empresa para empresa e de fatores internos correspondentes a cada tipo de negócio.
Uma empresa pode julgar necessário realizar uma auditoria contábil apenas para analisar a situação econômica ou financeira na qual a empresa se encontra. Enquanto isso, outra empresa pode encontrar outros motivos plausíveis, como desconfiança de que algo não está indo bem por conta de alguma irregularidade.
Há inclusive muitas empresas que recorrem a esse tipo de serviço por suspeitarem de desvio de verbas e outros problemas. Somente através da auditoria fiscal é possível identificar onde está o erro.
Sendo assim, se sua empresa recebe investimentos de terceiros ou está em processo de união com outra empresa, talvez esse seja o momento de cuidar mais de perto do negócio.
Ou seja, a parte mais interessada na companhia procura uma auditoria externa para checar se a empresa na qual haverá a parceria está trabalhando de forma correta.
Seja uma auditoria contábil ou uma revisão fiscal, busque sempre uma empresa competente, na qual você poderá confiar e ficar despreocupado.