Existem diversos fatores que estão relacionados à saúde financeira da empresa, um deles remete à formação de preço. Determinar os valores cobrados por um produto ou serviço pode afetar ou alavancar os negócios. Ao pensar em um cenário negativo, capaz de comprometer os lucros, isso pode gerar o fechamento da organização.

É claro que muitas dificuldades podem surgir, principalmente, nos anos iniciais da empresa, um dos momentos mais difíceis para sobrevivência dos negócios. Contudo, quando a baixa lucratividade é recorrente, significa que fatores devem ser revistos e um deles é a formação de preço. Portanto, para garantir a continuidade dos lucros é importante ficar atento ao processo de precificação.

 

Por que a baixa lucratividade recorrente não é normal?

O processo de análise de precificação é importante porque quando mal elaborado, consequências negativas podem ser desencadeadas, sendo uma delas a baixa lucratividade. A perda de lucro recorrente relacionada ao preço de venda não é natural porque a precificação correta traz muitas vantagens dentre as quais:

  • Resultados positivos

Entre as vantagens de elaborar uma precificação bem-definida é alcançar resultados mais assertivos. Isso quer dizer que surpresas negativas, como a falta de lucro, pode ser evitada quando um planejamento é realizado.

 

  • Controle dos resultados

A formação de preço deve ser sempre reavaliada, principalmente, quando a empresa enfrenta baixos lucros ou constante prejuízo. A análise dos resultados inclui entender, por exemplo, quais produtos ou serviços geram mais ou menos lucros à empresa. A partir disso é possível ter ideia dos efeitos esperados no final de cada mês.

Portanto, o normal é que uma empresa tenha resultados positivos de forma recorrente relacionada ao preço de venda. Pois uma precificação bem-elaborada é capaz de proporcionar mais controle dos resultados.

 

  • Estabilidade no número de vendas estimado

O número de vendas pode passar por oscilações e é natural que em determinados períodos haja mais serviços realizados ou mais saída de produtos em comparação a outros meses. No entanto, a queda contínua deve ser observada, pois uma das vantagens de um plano de preço bem-estruturado é ter estabilidade no número estimado de vendas.

O número de vendas pode passar por oscilações e é natural que em determinados períodos haja mais serviços realizados ou mais saída de produtos em comparação a outros meses. No entanto, a queda contínua deve ser observada, pois uma das vantagens de um planejamento de preço bem-estruturado é ter estabilidade no número estimado de vendas.

 

Por que buscar auxílio especializado para formação de preço?

 

 

A gestão de preços é um processo que requer conhecimento em fatores como:

  • Análise de mercado;
  • Conhecimento em estratégias de precificação;
  • Estudo das saídas de produtos ou serviços realizados.

Para quem deseja obter sucesso nesse processo, é importante investir em profissional especializado no assunto, pois para sobreviver às dificuldades do baixo faturamento, além dos aspectos já mencionados, requer ainda tempo e esforço.

Existem diversas vantagens em contratar um especialista na formação de preço de venda, entre elas remete ao fato de possibilitar mais assertividade nos negócios, afinal de contas, quem deseja perder investimentos? Além do mais, ver a empresa expandir é o desejo de todo empresário e, por isso, adotar medidas que levam a essa finalidade é indispensável.

Outro fator importante para contratar um profissional se deve ao fato de, principalmente, evitar os riscos da empresa entrar em crise, levar ao endividamento ou até mesmo fechar as portas. Diante desses motivos, é essencial consultar um profissional.