Entenda quem pode fazer a solicitação da auditoria, vista auxiliar do síndico.
Recorrer a auditoria de condomínio é uma medida importante quando existe desconfiança sobre as contas e a gestão condominial. Saiba como solicitar o serviço.

Pretende pedir auditoria no seu condomínio, mas não sabe por onde começar? Sabe-se que movimentos financeiros ligados às atividades condominiais acontecem de forma frequente e, para impedir que fraudes, erros ou desvios aconteçam, recorrer ao serviço desse profissional é indispensável.

 

A auditoria de condomínio cumpre um papel importante no processo de análise financeira, além de ser capaz de identificar problemas que podem ser cometidos por administradores e, inclusive, por síndicos. Para auxiliar na contratação do serviço, elaboramos este conteúdo com informações sobre como solicitar a auditoria em seu condomínio.

 

Afinal, como pedir uma auditoria em meu condomínio?

No momento em que os condôminos apresentam desconfiança sobre o gerenciamento das contas condominiais ou até mesmo percebem que a arrecadação extra é realizada, mas os reparos, qualificações ou qualquer benfeitoria no empreendimento não acontece, o primeiro passo é falar com o síndico para sanar as dúvidas. É importante ainda conversar com o conselho fiscal e a administradora do condomínio.

 

Por outro lado, se a situação de desconfiança permanece e as justificativas não explicam os fatos, isso é um indicativo de que chegou a hora de solicitar a auditoria. O serviço deve ser realizado por um contador especializado em auditoria condominial com registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

 

Para pedir auditoria em seu condomínio, o ideal é entrar em contato com uma empresa especializada no assunto ou até mesmo um contador autônomo que tenha referência no mercado. É preciso avaliar, por exemplo, se o prestador, além de dominar o processo de auditoria de condomínios, tem qualificações em assuntos fiscais e do Código Civil.

 

Vale lembrar que o indicado é não realizar auditoria por meio de moradores ou até pela própria administradora do condomínio. Trata-se de um processo de análise minuciosa que deve ser feita por um profissional especializado no assunto e sem vínculo com o edifício para evitar favorecimento ou até mesmo erros no parecer final.

 

Quem pode solicitar a auditoria em meu condomínio?

Em geral, a solicitação de uma auditoria de condomínio é feita pelo próprio síndico, pois ele é o responsável pela gestão do condomínio. Por via de regra, esse profissional é eleito pela assembleia geral dos condôminos e cuida de assuntos como segurança, finanças, manutenção e ordem do edifício. O trabalho da auditoria é, até mesmo, considerado como aliado ou “braço direito” do síndico.

 

A solicitação de uma auditoria de condomínio, no entanto, não é uma demanda exclusiva do síndico, mas pode ser requerida também pelo conselho fiscal ou por moradores. Caso o pedido seja dos condôminos, é preciso antes de tudo convocar uma assembleia geral para tratar do assunto, do contrário é importante recorrer a um suporte jurídico para que tudo ocorra em conformidade com as diretrizes legais.

 

A auditoria é uma ferramenta necessária para uma gestão transparente, eficaz e coerente. O investimento no serviço é capaz de evitar desvios de verbas que podem acarretar em inúmeros problemas graves para todos os condôminos. Por isso, contactar uma empresa especializada não pode ser uma medida de última hora, mas deve ser uma ação preventiva.

Vale ressaltar que nem todo profissional pode executar a auditoria condominial, clique aqui e saiba quem não pode fazer!