Já ouviu falar de fluxo de caixa? É uma ferramenta destinada para o controle financeiro, utilizada principalmente para facilitar a organização dos negócios. Esse recurso permite obter a visão geral de entradas e saídas de dinheiro de uma empresa.

O fluxo de caixa contém não apenas as despesas, mas também todas as receitas geradas em um determinado período. Trata-se da ferramenta que facilita a tomada de decisões da empresa. Por isso é fundamental saber geri-la. 

 

Por que devo ter atenção com o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa precisa ser um dos focos principais da empresa, porque por meio dele é feita a supervisão financeira dos negócios. Entre as vantagens desse recurso estão:


Visão ampla dos negócios

Outra vantagem de controlar o fluxo de caixa é que por ele é possível entender qual é o estado da saúde financeira da empresa. Com a ferramenta, portanto, o gestor é capaz de avaliar qual é o cenário econômico do estabelecimento.

Diante disso, os dados do fluxo de caixa permitem obter uma visão ampla da atividade empresarial. Com as informações, é possível decidir se é viável, por exemplo, adotar planos de investimento para ampliar os negócios ou até mesmo executar ações para salvar a empresa do déficit econômico.


Controle das entradas e saídas 

Manter o fluxo de caixa é importante porque por meio dele é possível controlar as entradas e saídas do dinheiro em momentos determinados. A análise pode ser feita por dia, semanalmente ou mês a mês. Para isso, no entanto, é necessário fazer todos os registros de forma minuciosa e com bastante atenção. Portanto, para que o fluxo de caixa esteja correto, todas as informações de faturamento e despesas precisam ser exatas.


Redução de despesas

Por meio do controle do fluxo de caixa, é possível analisar ainda se a empresa precisa adotar medidas de redução de custos. A observação dos gastos, principalmente diante de um cenário de crise econômica, permite identificar quais itens têm gerado mais despesa e, a partir disso, elaborar estratégias que geram economia.


Má gestão do caixa: resultados da falta de controle

A crise econômica, bem como a falta de eficiência no fluxo de caixa e a má gestão podem provocar resultados negativos para os negócios. Entre os efeitos nocivos gerados estão:

  • Crise econômica da empresa;
  • Perda de investimentos;
  • Falta de identificação de gastos dispensáveis;
  • Mais chances de solicitação de empréstimos para quitar déficits;
  • Comprometimento dos lucros, em função da falta de controle das despesas. 

 

Não sei como gerir o fluxo de caixa, o que fazer?

 

Realizar o controle financeiro da empresa não é uma tarefa simples, pois requer do gestor dedicação, cautela e interpretação correta dos números que o próprio negócio tem apontado. Além disso, é necessário ainda investir tempo e ter entendimento de conceitos básicos de finanças.

Para evitar que haja o comprometido dos resultados do fluxo de caixa e, com isso, provoque efeitos negativos para as finanças, é importante investir em um serviço especializado. Pois oferece mais recursos de planejamento, além de ter mais precisão nos dados. Esse serviço auxilia, principalmente quem não sabe ou sente dificuldades de gerir as finanças em um cenário de recessão econômica.