A formação de preço de venda está entre os processos mais desafiadores para o mundo dos negócios. Afinal, trata-se de uma tarefa que requer conhecimento de precificação, análises da concorrência, avaliação de custos e outro conjunto de fatores. Portanto, entender quanto cobrar por produtos ou serviços não é uma tarefa básica.
O processo de formação de preço de venda não consiste em copiar o preço do concorrente para manter a competitividade. Essa ideia, inclusive, é capaz de comprometer os negócios e até mesmo levar a empresa à falência. Para evitar os riscos e ser atrativo aos clientes, o ideal é contar com a mão-de-obra especializada.
Mas quais são as grandes vantagens de contratar um especialista de precificação? Entenda três principais delas nesse conteúdo.
Os perigos da má formação de preço de venda
A má formação de preços é um grande perigo para os negócios porque tende a comprometer a saúde financeira da empresa. Praticar um preço baixo demais pode afetar os lucros, por outro lado, um valor também acima é capaz de espantar os consumidores.
Por isso, o ideal é encontrar o equilíbrio: uma precificação atrativa, que cobre os custos empresariais e também seja lucrativa. Diante das dificuldades, é sempre importante buscar ajuda, afinal de contas o que está em jogo são seus negócios.
3 grandes vantagens de ter um especialista para formação de preço de venda
Após entender os riscos da má elaboração de preço, é importante entender quais são as grandes vantagens de buscar um especialista para a formação de preço de venda.
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Definir o preço equilibrado
É claro que essa vantagem não poderia ficar de fora. Ao solicitar o serviço de precificação, o profissional especializado fica responsável em estudar as variáveis da empresa para definir um preço equilibrado para os produtos e serviços.
Existem vários métodos de formação de preço no mercado e, fica ao encargo do profissional, avaliar a que se encaixa com o perfil da empresa. Entre os tipos de precificação mais conhecidos estão:
- Por margem de contribuição: onde é considerado o valor líquido dos custos diretos, que pagam os custos e despesas fixas, bem como contribuem para o lucro;
- Por pesquisa de preços: observar preços dos concorrentes do mesmo segmento;
- Por Markup: baseada na ideia de estabelecer um multiplicador sobre o custo da mercadoria ou serviços para se chegar ao preço de venda.
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Observação dos custos da empresa
Outra vantagem de consultar o especialista é que esse fica responsável ainda em analisar os custos e despesas empresariais para decidir a formação de preços. Pois, é importante que os preços praticados sejam capazes de suprir as necessidades dos negócios, entre elas: despesas fixas e variáveis, bem como todos os gastos obtidos para comercializar o produto ou oferecer um serviço.
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Relatório para análise de resultados
Sem dúvidas, o relatório de análises de resultados está entre as grandes vantagens de contratar um especialista na formação de preço de venda. Afinal, não basta apenas aplicar os métodos de precificação e não observar na prática se os preços adotados atingiram os resultados ou precisam passar por reajustes.
Assim sendo, o processo de formação de preço é importante, desde para pequenas empresas, até mesmo para aquelas já consolidadas no mercado. Pois uma estratégia mal elaborada pode prejudicar a margem de lucro e trazer outras consequências ruins aos negócios. Na dúvida é sempre importante contar com um serviço especializado.