A formação de preço requer atenção especial porque essa ação vai definir não apenas a lucratividade de um negócio, mas o sucesso de uma empresa. No entanto, atribuir preço em um produto ou serviço não é uma tarefa simples.

Colocar preço em um produto envolve uma série de elementos: assegurar que os gastos sejam cobertos, garantir a rentabilidade para empresa e possibilitar que os preços sejam atrativos para o público-alvo. Mas o que fazer para evitar os erros? Conheça a importância da precificação correta para as vendas.

 

A importância da formação de preço: evite riscos 

 

A precificação correta é importante para as vendas porque a falta de planejamento nesse processo é capaz de trazer consequências graves para os negócios. Esse fator pode, por exemplo, fazer com que a empresa entre “no vermelho” ou até mesmo tenha o resultado mais grave: o fechamento. Por essa razão, é importante saber como estabelecer os valores.

 

Existem vários erros que podem ser cometidos na formação de preço. Entre eles estão:

 

 

1. A precificação abaixo do mercado

Optar em colocar o preço de produtos ou serviços inferior ao mercado não significa sucesso nos negócios. É importante que seja considerado o total dos custos operacionais, pois essa ação pode comprometer a saúde financeira da empresa. Portanto, é necessário garantir a lucratividade com preço justo e adequado.

 

 

2. A precificação acima do mercado

Assim como a precificação abaixo do mercado é capaz de prejudicar as vendas do negócio, da mesma forma acontece quando os preços ficam acima. Essa ação pode ocasionar a perda de interesse dos clientes e, com isso, reduzir o número de consumidores. Portanto, preços maiores, ao contrário da ideia de lucratividade alta, pode gerar prejuízo econômico. 

 

3. Elaboração de preços, sem levar em consideração as despesas

Não contabilizar as despesas na precificação está entre os erros mais graves no processo de formação de preço. Os custos fixos e as variáveis como: impostos, contas de água, luz, aluguel entre outros devem ser diluídos porque podem comprometer os lucros e o sucesso do negócio.

 

Mas como decidir preços?

Para decidir preço, há alguns métodos de precificação conhecidos, entre eles estão: a análise de preços da concorrência e o método por margem. Entenda os detalhes de cada um.

 

Análise de preço da concorrência

Fazer a pesquisa de preço da concorrência não significa replicar os valores e atribuí-los nos produtos. Essa ação, sem uma análise minuciosa do próprio negócio, pode gerar a perda de lucros. Diferente de copiar, a pesquisa de preço é uma estratégia que envolve entender quais são os preços adotados por outras empresas.

Esse método serve para evitar que a empresa fique abaixo ou acima dos valores de mercado. Para isso, é preciso fazer uma lista de concorrentes em destaque e, a partir então, avaliar os pontos positivos delas e o que pode ser mudado.

 

Margem de contribuição

O método por margem de contribuição chamado também de ganho bruto está entre as conhecidas formas de precificar um produto ou serviço. Esse modelo aponta se o valor da venda dos produtos é capaz de quitar os custos e despesas e ainda gerar lucros à empresa. A margem de contribuição é feita com base na seguinte operação:

Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).

Agora que você acabou de ter acesso a todas estas dicas, avalie se a precificação dos seus produtos tem contribuído com o fluxo de caixa da sua empresa. Se notar que há mais gastos do que ganho, é hora de reavaliar a sua formação de preço!