A formação de preço é a peça-chave para que toda e qualquer empresa tenha uma organização financeira forte o suficiente para garantir a sua permanência no mercado. Quando um (a) empreendedor (a) não consegue precificar os seus serviços e produtos, em longo prazo, o seu negócio começará a apresentar problemas. Evitar ao máximo falhas do tipo é fundamental para manter a saúde da empresa.
No caso de lojas de roupas, manter o orçamento em dia é o “dever de casa” para garantir que o seu negócio caminhe diariamente. Já imaginou ter que interromper o seu sonho de empreender por uma má gestão que levou à falência? Por isso, antes de cuidar de qualquer setor, priorize a formação de preço adequada. Não há melhor forma de administrar e manter um negócio do que tendo essa parte bem ajustada.
E se você está pensando em abrir agora uma loja, entenda um pouco mais sobre como a formação de preço pode impulsionar o seu negócio, quando adequada, e quando ela pode ser uma “bola de neve” para o surgimento de problemas na gestão.
Evitando os erros de principiante
Um sonho bastante comum entre os brasileiros é o de empreender. Ser o próprio chefe e poder trabalhar de uma forma que dê prazer, além dos ganhos financeiros, estão entre os motivos da escolha. No entanto, também temos uma grande lacuna a respeito da educação financeira. Dessa forma, muitos empreendedores acabam caindo em alguns erros comuns nos primeiros anos. Dentre eles, está o fato de não separar a conta da empresa da conta pessoal, o que gera uma dificuldade em ter limite nas finanças.
Empreender é ter maturidade suficiente para saber pôr limites entre o pessoal e os negócios. Por isso, tenha muito cuidado para não se auto sabotar nesse processo! Um dos erros mais comuns no momento da formação de preço é não saber quantificar a sua hora de trabalho com precisão. Veja bem, há diversos pontos que envolvem a montagem de uma loja, busca por bons fornecedores, aluguel do espaço, contas básicas de água, luz e etc. Se você não levar todos esses itens em consideração, no momento de repassar o preço dos seus produtos para os clientes, pode acabar trabalhando muito e ganhando menos do que o devido.
Vamos mais além, você pode acabar barateando produtos de alta qualidade, prejudicando inclusive outros colegas do segmento. Pois quando vendemos um valor inferior ao que de fato o nosso trabalho merece, o mercado acaba generalizando essa ação para todo o segmento. Por isso, pesquisar a forma como o mercado está se comportando e levar em consideração os esforços que você precisa fazer para manter o negócio funcionando é importante para oferecer um preço justo para você e para o cliente.
Ações para não prejudicar a sua formação de preço
Embora, no primeiro momento, possa parecer bastante complexa a formação de preço, a prática auxiliará você a encontrar um equilíbrio saudável. Algumas ações simples podem impedir que você erre menos. Dentre elas, citamos três:
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Não ignore o mercado:
É preciso olhar para quem vem antes de você para também se inspirar. Ter preços mais baixos que os concorrentes não significa ter mais lucros. Por isso, muito cuidado ao realizar a precificação dos seus produtos muito abaixo da média do mercado, pois você pode acabar tendo sérios prejuízos financeiros. A variação de preço é importante para a competitividade saudável e para sustentar o seu negócio. Além do mais, o valor é muito diferente de preço, quando você consegue estabelecer o valor do que oferece, certamente os seus clientes aceitarão com facilidade o preço a ser pago.
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Determine margem de lucro:
O quanto você precisa e deseja lucrar mensalmente? Ainda não tem essa noção? Pois ela precisa ser levada em consideração no momento da precificação dos produtos da sua loja. Não ter uma base fixa de quanto necessita lucrar, vai deixar você sempre na surpresa do que pode receber ou não. Além disso, você não terá controle se o seu lucro está crescendo, se está estagnado e se há necessidade de tomar uma nova ação para mudar o cenário. A longo prazo, isso pode levar o seu negócio à falência. Por isso, leve a sério cada detalhe no momento da precificação. É a longevidade da sua empresa que está em jogo!
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Não exagere nos descontos:
Um amigo precisa de um produto? Qual o problema em cobrá-lo por isso? Lembre-se da importância de separar a vida pessoal da empresarial. Sabemos que, ao chegar no mercado, tudo o que mais se deseja é conquistar o cliente de todas as formas possíveis. Mas prejudicar as finanças da sua loja não é uma opção. Até mesmo a margem de descontos precisa ser calculada com atenção. Afinal, o desconto que você dá em uma peça hoje pode fazer falta no caixa da empresa amanhã. Por isso, não exagere! Imagine ter que direcionar todo o dinheiro gerado para pagar despesas e não obter nenhum lucro? Não faz sentido trabalhar assim.