A formação de preço não é um processo simples, pelo contrário, exige atenção e cuidado porque pode afetar o desempenho da empresa, principalmente em um cenário de crise econômica causada pelo novo coronavírus. Com o surgimento da doença muitas organizações precisaram fazer adaptações e, para continuar sobrevivendo, é necessário pensar em estratégias de precificação pós-pandemia. Mas qual solução adotar? Entenda como.
A importância da formação de preço correta
Antes de entender qual estratégia adotar para a formação de preço pós-pandemia é preciso entender do que se trata a precificação e a sua importância para os negócios.
A definição de custo consiste em um processo que requer pesquisa, observação, bem como acompanhamento e correção. Nesse sentido, não se trata apenas do ato de fazer cálculos para estipular o preço de venda, mas inclui um conjunto de detalhes para chegar-se a determinação de preço.
A representação financeira do valor do produto não engloba apenas a quantia investida e o lucro que se deseja obter, mas incluem também: as despesas, a mão-de-obra, o tempo investido e entre outros detalhes. Quando as empresas não trabalham a formação de preço de forma correta, as chances de fechar as portas ficam mais altas.
As vantagens da precificação bem-definida
Trabalhar o processo de precificação com responsabilidade e atenção traz algumas vantagens para empresa como:
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Evitar surpresas negativas
A formação de preço bem-definida é capaz de evitar surpresas negativas para os negócios. Afinal, valores baixos podem trazer prejuízos, assim como valores exorbitantes podem reduzir o faturamento da empresa. É por conta disso que a precificação deve ser pensada com cautela, além de ser essencial fazer a monitoria constante.
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Manter a competitividade
A formação de preço não deve ser baseada apenas na observação do preço do concorrente. Afinal, a qualidade do produto, as despesas com a corporação, custos de produção e entre outros fatores podem ser diferentes. Mas isso não quer dizer que a empresa não consiga ser competitiva, pois é possível disputar com a concorrência, sem perder os lucros, basta investir em uma estratégia de preço inteligente.
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Descontos especiais, sem prejuízos
Sabia que a precificação bem definida também pode ajudar na oferta de descontos? Um bom negócio não é apenas aquele cujo lucro é satisfatório, mas abrange também aquele que tem destaque no mercado por suas diversas qualidades reconhecidas pelo público.
Uma das formas de não perder vendas e agradar o consumidor é a oferta de descontos. A formação de preço bem-feita possibilita conceder descontos sem que comprometa o faturamento da empresa.
Promoção é a solução para pós-pandemia?
Após entender a importância da precificação, bem como as vantagens que uma definição de preço correto pode trazer, é preciso analisar qual medida deve ser adotada em um cenário pós-pandemia. A verdade é que a reinvenção de preço deve ser levada adiante, mas investir em estratégias de promoção é um caminho viável.
É importante que a empresa adote estratégias que melhorem a percepção do público sobre o preço. Nesse sentido, podem ser colocados em destaque os itens mais vendidos da empresa, fazer flexibilização das formas de pagamento ou até mesmo adotar ações de ofertas. O combo de produtos/serviços é uma das estratégias promocionais mais eficientes, pois, ao mesmo tempo em que consegue transmitir a percepção de valor agregado ao cliente, preserva a sua margem de lucro, diferente de estratégias mais comuns como: “leve dois por preço de um”. Essas atitudes irão colaborar com o crescimento dos negócios, mesmo após os efeitos de crise causado pelo novo coronavírus.