A gestão financeira da sua empresa tem considerado no planejamento anual o pagamento do 13º salário? Uma gestão eficaz exige organização. Afinal, esse setor é responsável por administrar o capital da empresa, o que inclui o trabalho de evitar gastos desnecessários, cuidar do fluxo de caixa e entre outras tarefas cabíveis.

Todo final de ano, trabalhadores formais recebem o 13° salário. As empresas têm o dever de pagar a quantia exata e dentro do prazo estipulado. No entanto, quem não sabe lidar com organização financeira pode enfrentar problemas como ações trabalhistas e multas. Confira dicas de planejamento para pagar o salário extra.

 

O que é 13º salário

 

O 13º salário consiste em um pagamento extra destinado a todo trabalhador formal. O direito é regido por Leis como: nº 4.090/62 e 4749/65, bem como pelo inciso VIII, do artigo 7° da Constituição Federal de 1988 que estabelece o 13º salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria. A quantia a ser paga, a cada mês trabalhado, corresponde a 1/12 do salário do colaborador.

O colaborador não precisa ter trabalhado durante todo o ano para receber o 13º. A quantia é proporcional, sendo calculada com base na remuneração e nos meses de vínculo com a empresa. O valor do 13º salário pode ser dividido em duas parcelas, sendo que o pagamento da primeira deve ser feito entre os meses de fevereiro e novembro, enquanto a segunda até o dia 20 de dezembro.

Vale ressaltar que o valor das parcelas não são iguais, a última sofrerá desconto dos encargos legais como:

  • Contribuição Previdenciária – INSS;
  • Imposto de Renda, se incidente;
  • Pensão alimentícia, caso houver;
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

 

Planejamento para pagar o 13º salário 

 

Previsto em lei, o pagamento do 13º salário é obrigatório e as empresas que atrasam o valor dos colaboradores estão sujeitas a encargos trabalhistas e multas. A gestão financeira eficiente requer um planejamento para quitar, dentro do período estipulado, a quantia. Dessa forma, é possível evitar pagamentos secundários que podem ser evitados ao manter a organização e, principalmente, respeito à garantia dos direitos.

Entre as dicas importantes para planejar o pagamento do 13º salário estão:

  • Calcule o 13º

Há quem confunda o pagamento do 13º a um salário bruto. Como vimos, existem descontos dos encargos legais, bem como o pagamento proporcional com base nos meses trabalhados. Neste caso, uma dica importante é sempre calcular o valor a ser depositado, pois evita pagamentos incorretos e ajuda a empresa a se organizar.

  • Reserva para pagamento do valor

Como citado, existe um prazo limite para o pagamento do 13º salário. Isso não significa que o gestor deve esperar novembro e dezembro para retirar a quantia do caixa. Para profissionais que lidam com a gestão financeira, o orientado é planejar com antecedência, o pagamento, ou seja, a ideia é reservar o dinheiro ao longo do ano. Essa é uma maneira de evitar preocupações, atrasos e déficit no fluxo de caixa.

  • Recorra a condições de instituições financeiras

O indicado é que a empresa realize a reserva financeira para pagar o 13º salário. Caso isso não seja possível, uma orientação é recorrer a condições de instituições financeiras para adquirir o valor necessário. Mas é preciso ficar atento a taxa de juros e demais encargos exigidos, a ideia é sempre negociar e escolher a que mais atende a empresa.