A auditoria tributária é uma ferramenta potente para a manutenção das empresas e negócios. Esse recurso é capaz de evitar problemas com o Fisco.
Não é novidade dizer que os empresários encontram diferentes desafios para manter os negócios com desempenho eficaz. As dificuldades podem partir, por exemplo, de setores como: finanças, comercial, administrativo, Recursos Humanos, tributário e entre outros. Este último, inclusive, é capaz de gerar diversos impactos quando não é dada a atenção devida e, para evitar isso, o ideal é realizar a auditoria tributária.
A auditoria tributária permite a análise sistemática das atividades fiscais e tributárias desenvolvidas na empresa, o que inclui o exame de tributos de Fiscos dos âmbitos: municipal, estadual e federal. Entenda ao longo do conteúdo o que é esse serviço, sua importância para a manutenção das empresas e negócios, bem como os tipos existentes.
O que é auditoria tributária?
A auditoria tributária remete ao exame minucioso de informações relacionadas ao âmbito contábil e fiscal. Trata-se de um recurso indispensável para avaliar a existência ou não de pendências de ordem fiscal. Por meio dela, a empresa pode observar se as atividades estão de acordo com as diretrizes relacionadas a impostos e contribuições, por exemplo.
Uma auditoria tributária eficaz permite que as empresas evitem problemas capazes de gerar impactos aos negócios, a citar: a perda de credibilidade. Em geral, o indicado é que essa análise seja realizada de forma regular, com o objetivo de detectar falhas ou irregularidades capazes de trazer prejuízos.
Qual a importância da auditoria tributária?
A auditoria tributária, sem dúvidas, é importante para todas as empresas. Isso porque essa ferramenta permite que os empresários fiquem mais prevenidos quanto a irregularidades ou erros tributários, que podem levar a denúncias e até mesmo multas instauradas por órgãos de fiscalização como a Receita Federal. Portanto, a medida garante mais segurança, bem como ajuda os empresários a entenderem como andam as movimentações da sua organização.
Além do mais, a auditoria permite que a empresa tenha menor risco de comprometer as finanças, tendo em vista que pode receber multa por irregularidade com a legislação, ou até mesmo por pagar valor a mais de impostos. O processo é importante também porque evita o risco de fazer declarações fiscais incorretas, envio fora do prazo ou excesso de retrabalho na entrega de dados necessários para o Fisco.
Auditoria tributária interna e externa
A auditoria tributária pode ser interna ou externa. A interna, como o nome sugere, é feita por um profissional contábil da própria organização ou por um contratado para esse objetivo. Em geral, o trabalho requer imparcialidade e isenção, o que pode afetar a análise de quem tem um vínculo maior com a empresa. Já a auditoria tributária externa diz respeito aquela que é realizada por um especialista contábil independente.
Para realizar a auditoria, o profissional examina uma série de informações e documentos relacionados às rotinas fiscais da organização. Neste sentido, são observados, por exemplo, comprovantes de cálculo de impostos, balancetes mensais, balanço patrimonial, bem como registros de pagamento de impostos e todos os documentos necessários para fazer a análise.
A minha empresa precisa de auditoria tributária?
É provável que gere a dúvida: afinal, a minha empresa precisa de auditoria tributária? Diante da importância desse processo e dos aspectos já mencionados que podem gerar à organização, a resposta é que todas as empresas devem recorrer a esse serviço de forma periódica. O ideal é consultar um serviço de empresa especializada no assunto e de referência no mercado.