É de grande importância que todo empresário conheça muito bem o seu perfil de negócio e compreenda quanto a sua empresa vale para atrair e conquistar investidores com suas ideias, projetos e planos de negócios. Ao conhecer o seu perfil e o valor da empresa no mercado, o empreendedor alcança seus objetivos e consegue se planejar para o futuro, analisando, identificando e usufruindo das melhores oportunidades para os seus negócios.
Ao estudar o mercado e analisar os próximos passos para o crescimento de uma empresa e conquista de novos investidores e clientes, o primeiro questionamento que surge é: “Afinal, quanto vale minha empresa?”. O fundamental conceito que todo empreendedor deve saber é o valor da sua empresa, ao qual denomina-se de Valuation, percebendo assim, o valor de sua empresa no mercado.
Conforme o Sebrae, “Valuation é um termo de origem inglesa que significa, adaptado ao português, avaliação da empresa. Ao trabalhar com as percepções que a empresa possui dos investidores e clientes, o Valuation envolve o julgamento da posição que ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações da empresa.”.
Sendo assim, Valuation é a metodologia de qualificar o quanto uma empresa vale no mercado, estabelecendo seu preço de maneira justa e o retorno de um investimento nas ações da empresa.
O Valuation é importante porque permite compreender o valor real da sua empresa, permitindo maior conhecimento, estudando os aspectos que a valorizam e principalmente os que a fazem valer menos. Através dele é possível analisar quando pode ser investido, entendendo o crescimento ao logo do ano, além de negociar, de maneira justa, o valor da empresa com o societário.
De acordo com a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, muitas pessoas cometem equívocos na ordem das etapas da definição do Valuation de empresas nascentes e emergentes, por exemplo, as startups. Na maioria das vezes as pessoas fazem os cálculos da seguinte forma:
- Calcular o Valuation da empresa;
- Estimar o valor do investimento necessário;
- Calcular a participação societária do investimento a partir dos resultados acima.
Por exemplo, se um investidor está aportando R$ 1 milhão e o Valuation post-money da empresa é de R$ 3 milhões, significa que a participação acionária deve ser de 33%.
Na pratica, esta maneira de calcular está incorreta, pois as coisas tendem a funcionar de maneira diferente. A forma mais adequada e próxima de que realmente ocorre nas empresas é a seguinte:
- Definir o volume de investimento que faz sentido (VARIÁVEL 1);
- Negociar a participação societária (VARIAVEL 2);
- Calcular o Valuation da empresa a partir dos resultados acima.
Formulas que explicam melhor conceito de Valuation (Foto: Endeavor Brasil)
Sendo assim, caso o investidor aplique R$ 1 milhão por 25% da empresa, isso significa que o Valuation post-money é de R$ 4,0 milhões. Compreende-se que o cálculo do Valuation é a última coisa a ser feita na prática.
Resumidamente, a startup ao estar nas suas primeiras fases de evolução financeira, o Valuation não vai apresentar o seu valor real de mercado. Muito menos é derivado do seu histórico financeiro e contábil.
O cálculo do Valuation de qualquer empresa é fundamental para todo empreendedor que esteja à procura de investir o seu capital próprio. Comprovando assim o valor agregado do negócio da empresa em questão. E você, já tem esse cálculo em mãos? Possui domínio completo dessas informações? Caso não, você pode contar com uma empresa especializada no segmento e que auxilie a sua empresa. Certamente os resultados serão bem mais assertivos!