Geralmente as empresas buscam um escritório de contabilidade na tentativa de saber como estão as suas finanças. Mas, a quem deve-se recorrer quando há uma suspeita de fraude ou irregularidade? Saiba a diferença entre uma auditoria contábil e de uma perícia contábil.
Tanto uma quanto a outra fazem parte do universo da contabilidade, que é a ciência social que tem como objetivo zelar o patrimônio das empresas, e alcança esse objetivo pelas informações corretas e inteligíveis prestadas ao cliente e demais interessados, que possuem relação com a empresa, como governo, fornecedores e bancos.
A auditoria contábil é uma das áreas que mais tem sido buscada ultimamente. Isso porque ela é importante para restabelecimento da adequação dos controles e das normas da organização.
Muitas pessoas ainda acreditam que esse é um serviço que existe apenas nas grandes empresas. No entanto, qualquer uma pode passar por esse processo, seja lá qual for o tamanho.
Enquanto a auditoria contábil utiliza uma análise amostral de documentos para a execução do seu objetivo, a perícia contábil é um procedimento mais rígido, pois analisa a integralidade dos documentos necessários para levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, e somente deve ser realizado por profissionais especializados.
Ou seja, se a sua empresa tem histórico de envolvimento em demanda judicial ou se já participou de alguma fusão empresarial, é provável que precise de uma perícia contábil. Ficou na dúvida? Leia este artigo.
Auditoria Contábil X Perícia Contábil: entenda os conceitos
Para você que tem dúvidas sobre qual é o serviço que você deve contratar para a sua empresa, vamos te explicar as diferenças entre a auditoria contábil e a perícia contábil.
A auditoria contábil é um processo que analisa a real situação financeira da empresa. O seu objetivo principal é analisar os documentos e saber se as Demonstrações Contábeis emitidas pela contabilidade (seja ela interna ou externa) estão realmente corretas.
Outrossim, essa prática evita fraudes ou que informações desencontradas passem despercebidas. Dessa forma, devem ser analisados amostras de documentos de determinado período. O profissional irá checar as informações junto com as fontes externas ou comprovantes originais.
Essa é uma maneira muito eficiente de tornar as práticas internas mais transparentes e aumentar a segurança nos negócios.
Já a perícia contábil tem como objetivo criar elementos para que a empresa apresente, por meio judicial e extrajudicial, documentos de um fato que ocorreu ou não e se houve desrespeito às leis.
Para tal, é importante que esse processo seja conduzido por um profissional, que é geralmente um perito contábil. Ele deverá estar habilitado no Conselho Regional de Contabilidade.
As etapas principais para a verificação são o exame, em seguida a vistoria e a indagação, por conseguinte o arbitramento e a avaliação e por último a certificação.
Quando minha empresa deve realizar a auditoria?
Essa é uma resposta que somente os responsáveis pela empresa podem responder. Você deve inicialmente avaliar como está a situação financeira dela e se é o caso de buscar ajuda profissional para resolver essas questões.
A auditoria contábil pode ser bastante útil para certificar de que todos os processos estão acontecendo de forma idônea e transparente. Além disso, a visão que os seus clientes e próprios colaboradores têm da empresa será fortalecida.
Se existir algum tipo de irregularidade ou até mesmo suspeita de desvio de verbas, é hora de checar qual a fonte dos problemas. Outrossim, se a empresa estiver recebendo algum investimento externo ou está passando por uma fusão, esse é o momento de fazer uma auditoria contábil.
É por meio da auditoria externa que será comprovado se todas as informações oferecidas pela empresa estão corretas.
Em outras palavras, a auditoria contábil é uma espécie de diagnóstico interno da empresa. Ele não irá resolver os problemas financeiros da sua empresa, irá apenas apontá-los.
Caberá à empresa tomar as medidas necessárias para resolver os problemas que forem levantados. E mesmo que existam problemas, isso não significa que sempre haverá algum erro ou desvio de conduta.
É muito comum haver erros nos cálculos. Por isso, a auditoria tem esse papel de esclarecer os fatos e servir de base para revisar os balanços contábeis.
Há uma diferença entre fraude e erro, o que gera muitas discussões entre os profissionais de contabilidade. Por isso, muito se discute sobre o que é um erro intencional ou uma falha que passou sem que fosse percebida.
Por isso, se os executivos suspeitam de alguma irregularidade ou dados que não batem, devem consultar uma empresa que atue com auditoria contábil para iniciar as auditorias.
E em relação à perícia contábil: quem pode fazer?
Como mencionamos anteriormente, apenas o profissional de contabilidade pode realizar esse processo. Não esqueça de verificar se ele está regular no Conselho Regional de Contabilidade.
O perito deve estar atualizado em relação às Normas Brasileiras de Contabilidade e deverá saber empregar as técnicas necessárias que irão comprovar a veracidade das informações colhidas.
O Contador Perito deve apresentar a sua habilitação profissional para assumir essa função.
Embora muitos confundam a perícia com a auditoria, há algumas diferenças entre as duas. Geralmente as auditorias funcionam sob amostragem. Portanto, nem todos os elementos são analisados até que se chegue à uma conclusão.
Enquanto isso, a perícia está concentrada num ato determinado e específico, e não num todo que são as demonstrações contábeis.
Quais os efeitos da auditoria?
Agora que você já sabe as diferenças entre a auditoria contábil e a perícia contábil, poderá avaliar qual a melhor opção para a sua empresa.
A auditoria terá reflexos positivos nos diversos setores da sua empresa. Embora os registros e relatórios contábeis sejam os focos principais, as inspeções e obtenção de informações externas e internas também são relevantes.
O auditor tem um trabalho fundamental que é de analisar e recomendar correções nos procedimentos administrativos, que são base das demonstrações contábeis. Outrossim, a prática é associada ao ideal de credibilidade e governança. Ou seja, a empresa tem muito a ganhar ao realizar uma auditoria.
Por isso, avalie a possibilidade de contratar um auditor para verificar a saúde financeira da sua empresa, revisando que é mostrado pela contabilidade, sendo um complemento fundamental do trabalho do seu contador.
Essa é uma prática que pode trazer muitos benefícios para a sua empresa, além de aumentar a sua credibilidade e a imagem que as pessoas têm da sua organização.