Sabia que os procedimentos da auditoria de estoque estão além da realização do inventário físico? Para reunir provas e chegar a uma determinada conclusão a partir dos dados observados, é necessário que o profissional adote uma série de medidas que inclui, por exemplo: confirmação de cálculos, análise do estoque e contagem, além de outras medidas.

A auditoria de estoque é um exame pericial indispensável para as empresas, pois por meio dela é possível assegurar se os padrões adotados alusivos ao estoque estão adequados. Além do mais, o serviço é capaz de revelar se os registros realizados foram lançados de forma apropriada. Trata-se, portanto, de um trabalho que pode proteger as organizações de desfalques e fraudes. Para saber mais, entenda os procedimentos realizados pelo auditor. 

 

 

 

 

Os procedimentos de auditoria de estoque

 

Com base na Resolução do Conselho Federal de Contabilidade n.º 700/91, anexo 11.1.2, “Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas e abrangem testes de observância e testes substantivos”. Portanto, remete ao trabalho que possibilita ao auditor reunir evidências capazes de respaldar seu parecer diante do que foi constatado.  

 

Entre as atividades  que devem ser adotados estão:

 

 

 

  • O exame de documentos

 

Um dos procedimentos de auditoria de estoque utilizado pelo profissional é o exame de documentos. Nele o auditor observa, por exemplo, os registros sobre as entrada que inclui, por exemplo: o processo de compra, a análise da qualidade do material, o pagamento efetuado e entre outros fatores. 

O trabalho também engloba observar documentos sobre as saídas. Nesse sentido pode ser feita a análise das notas fiscais de venda, checagem dos valores mencionados que entraram em caixa, além de outros pontos. A finalidade dessa ação é conhecer se que o foi declarado em registro de inventário condiz com o saldo evidenciado.

 

 

 

  • A contagem física do estoque

 

Outro procedimento que deve ser realizado na auditoria de estoque remete a análise do estoque. Essa técnica engloba a contagem de materiais, sejam os que estão em andamento ou já concluídos, tendo como objetivo obter a comprovação física. 

 

 

 

  • A observação geral da estocagem

 

Além da contagem física do estoque, outro fator importante que faz parte do processo de auditoria é a observação geral da estocagem. Durante a atividade, o profissional fica responsável em identificar se há itens que estão deteriorados e se existem aqueles com baixas saídas (produtos ociosos).

 

 

 

  • Os cálculos

 

Os cálculos são um dos principais processos incluídos no trabalho da auditoria de estoque. O auditor checa os valores de cada uma das peças em estocagem, avalia as despesas geradas para o processo de fabricação, além de conseguir dados importantes como, por exemplo: o valor estimado por perdas geradas em decorrência de estragos ou por deterioração de itens.

 

 

 

  • A análise de devoluções de vendas

 

Fazer a análise de devoluções de vendas remete também a um processo importante que não pode ficar de fora do trabalho do auditor. Para isso é necessário observar, por exemplo, se nos registros contábeis estão lançadas as devoluções. Além do mais, o profissional pode analisar ainda se os itens devolvidos estão devidamente registrados no documento de entrada. 

 

 

O resultado de todos esses procedimentos é entregar aos administradores do negócio informações sobre o estoque, desde o aspecto físico-quantitativo, passando pelos processos de estoques e suas adequações às melhores práticas. E, por fim, dos valores apurados e o seu impacto nos demonstrativos contábeis e financeiros.

 A auditoria de estoque é um instrumento de apoio para limitar a responsabilidade dos administradores, uma vez que contrataram especialistas para avaliar os estoques. Além de trazer também a indicação os pontos críticos identificados, sendo possível iniciar ações para adequação.