A auditoria é um processo indispensável às empresas. Para realizá-la, cada vez mais profissionais auditores recorrem às tecnologias. Entenda a importância!
O que é auditoria? Todas as empresas que buscam transparência e querem atestar a confiabilidade dos documentos, notas, demonstrativos e registros em geral, devem realizá-la. Trata-se de um recurso essencial e indispensável às organizações, sejam elas de pequeno, médio ou pequeno porte, pois por meio da auditoria é possível reduzir os riscos de inadimplência, identificar as melhorias necessárias e até mesmo trazer mais segurança às decisões tomadas.
A auditoria pode ser realizada por um colaborador da própria empresa ou por um profissional de empresa de auditoria. Para realizar a fiscalização de controles internos ou externos, bem como para identificar erros em processos e sugerir melhorias, com eficiência, cada vez mais são utilizadas tecnologias capazes de trazer mais otimização aos serviços desenvolvidos.
Mas para que serve a auditoria?
A auditoria diz respeito ao processo de análise, certificação e exame de atividades realizadas em determinada organização. O objetivo é avaliar se as medidas adotadas nas empresas estão em conformidade com as diretrizes estabelecidas. A atividade implica em conferir balanços, registros, demonstrativos e demais documentos necessários para uma avaliação minuciosa.
A auditoria pode ser de natureza interna ou externa. A primeira é feita por um auditor ligado à organização e o tipo de análise é operacional e contábil, enquanto a segunda é caracterizada pela atuação de um auditor independente para uma análise apenas contábil. A auditoria interna permite identificar erros e recomendar ações corretivas, evitar que a empresa realize pagamentos indevidos, dar informações sobre a situação da empresa e entre outras tarefas.
Já auditoria externa possibilita ao auditor contratado realizar trabalhos que visam comprovar a veracidade das informações, por isso após a realização das atividades o profissional emite um parecer técnico. De modo geral, a atuação de um auditor independente permite que a organização aumente a confiança diante do mercado. Conforme estabelece a legislação, para organizações de grande porte no Brasil, é obrigatório a realização periódica da auditoria independente.
A importância das novas tecnologias aplicadas em auditoria
Analisar documentos, fiscalizar controles internos, sugerir melhorias, emitir um parecer e entre outras tarefas da auditoria, remete a um processo detalhado. Contar com o suporte de novas tecnologias e ferramentas de auditoria permite que os procedimentos do auditor sejam potencializados e até mesmo reduzam o tempo para chegar a determinada conclusão. Portanto, elas não apenas facilitam, mas também trazem mais eficiência aos trabalhos.
Existem diversos tipos de ferramentas de auditoria. Há softwares, para auditores internos e externos, capazes de processar múltiplos arquivos. Existem também ferramentas específicas que viabilizam o profissional desenvolver o planejamento de todo o processo, além de fornecer uma lista de checagem dos registros. Outro fator interessante diz respeito aos programas tecnológicos que analisam e geram relatórios dos arquivos em tempo real.
Vale ressaltar, no entanto, que antes de fechar qualquer serviço com empresa de auditoria é necessário avaliar e buscar referências no mercado. Além do mais, após entender a importância das ferramentas de auditoria, é preciso ainda recorrer ao profissional que está atento às novas tecnologias capazes de auxiliar o trabalho de análise de dados para chegar a uma conclusão e, assim, minimizar os riscos às organizações de forma expressiva.