Como saber se o seu condomínio está no momento de realizar uma inspeção? Uma auditoria de condomínio pode ser o que você precisa para evitar fraudes e aumentar a organização das contas.
São muitas questões que envolvem a administração de um condomínio, desde o trato com os moradores até assuntos mais burocráticos. E quando se trata de finanças, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que estamos falando de dinheiro e tempo investido.
Por esse motivo, recorrer a um serviço terceirizado é de grande valia para síndicos ou administradores. Através da auditoria de condomínio é possível ter um controle maior sobre o que entra e sai do financeiro dos condomínios.
Ademais, através da auditoria de condomínio, pode-se identificar possíveis fraudes e irregularidades nas gestões. Os condôminos se sentirão mais seguros e confiantes na administração.
De antemão, é importante que a gestão do condomínio crie um planejamento financeiro, que será importante em momentos como mudanças de gestão. Organização é a base para o sucesso de qualquer auditoria de condomínio.
Por que é importante investir numa auditoria de condomínio?
A priori, antes de falar sobre a auditoria de condomínio é fundamental entender que qualquer gestão de condomínio precisa lidar com questões e responsabilidades que também envolvem a parte econômica e financeira da empresa.
Sim, um condomínio é entendido como uma empresa e certas decisões são essenciais para que ela continue funcionando. O gestor precisa tomar ações que, associadas às tarefas do dia a dia, podem ajudar e muito no controle financeiro do condomínio.
Assim como numa empresa, o condomínio possui aspectos trabalhistas, contratuais, fiscais e financeiros. Inclusive, alguns condomínios têm um fluxo de caixa bastante alto, quando comparado com outros condomínios ou empresas de médio porte.
Por esse motivo, existem riscos relativos aos setores da gestão como um todo que o síndico e outros responsáveis pela administração financeira devem levar em consideração. Daí vem a importância de contratar uma auditoria de condomínio.
Ela é valiosa para auxiliar na gestão de condomínios de diversos portes. Além disso, a auditoria de condomínio diminui os riscos gerados por uma consequente má administração.
Os profissionais responsáveis pela auditoria podem diminuir as possíveis incertezas dos moradores, ao analisarem aspectos importantes de forma técnica e pontual.
Os locais que se preocupam em instaurar uma auditoria de condomínio são vistos com bons olhos pelos condôminos. O corpo de gestores que contam com os serviços de empresa especializada em prestar serviços de auditoria caminha rumo a uma gestão compromissada, segura e transparente.
O objetivo é justamente identificar possíveis equívocos, antecipar-se diante de situações prejudiciais ao condomínio e demonstrar através de relatórios o status das contas dos condôminos.
Contas do condomínio que passaram por uma auditoria são mais transparentes. Se você ainda não se convenceu, daremos alguns motivos para você contratar uma auditoria de condomínio.
Motivos para você contratar uma auditoria de condomínio
Abaixo listamos alguns sinais de que você precisa contratar uma auditoria para o seu condomínio.
-
Suspeita de fraudes:
Esse é um dos principais motivos que fazem com que muitos gestores contratem uma empresa para realizar uma auditoria. Quando não existe uma fiscalização e um controle das contas do condomínio, fica mais fácil de se instalarem irregularidades e fraudes.
Se há essa suspeita, a auditoria precisa ser contratada de forma emergencial para que as contas sejam investigadas. Para tal, o profissional irá verificar se as notas emitidas têm relação com as compras, serviços e despesas realizadas, provando a veracidade dos documentos.
Ademais, os condôminos irregulares também podem ser analisados tanto pela administradora quanto pelo síndico. Listar todos eles impedem que outros condôminos sejam cobrados por dívidas realizadas por outras pessoas.
Outrossim, outra verificação que deve ser feita refere-se aos saques na conta do condomínio. Tudo deve ser analisado de forma criteriosa até que seja encontrada alguma fraude, caso exista.
-
Controle de gastos:
A prestação de contas já é algo comum a muitos condôminos. Tudo o que for referente à dinheiro deve ser anotado: as reformas realizadas, as contas a pagar, os salários dos funcionários e benfeitorias.
No entanto, deve-se ter cuidado com o superfaturamento de despesas e o surgimento de demandas de serviços e bens. Práticas irresponsáveis podem prejudicar bastante as finanças do condomínio.
Por fim, aqui vale salientar não é visto de bom tom pessoas próximas à administradora ou ao síndico serem associadas ao serviço condominial. Isso evita que valores sejam desviados e pessoas favorecidas.
-
Manutenção da ordem:
Além de descobrir fraudes e erros, é muito bom saber que as contas estão todas em dias e o planejamento financeiro como o esperado, não é mesmo? A auditoria também é indicada para manter a ordem do seu setor financeiro.
Por isso, a auditoria preventiva é indicada. Para tal, contrate uma administradora que seja de confiança para cuidar das finanças do local. Os moradores saberão que o condomínio é submetido a constantes avaliações técnicas com profissionais especializados.
Esses profissionais ficarão responsáveis pelas perícias mais detalhadas, oferecendo todo o suporte para que o conselho do condomínio continue os seus trabalhos. Dessa forma, surgirá uma relação de confiança entre moradores e síndico, melhorando o convívio entre todos.
Como fazer uma auditoria de condomínio?
Por fim, existem algumas etapas antes de contratar uma administradora que ficará responsável pela auditoria. A princípio, conheça o custo de investir nesse empreendimento.
As auditorias com caráter investigativo costumam ser mais caras por conta da urgência na análise. É necessário um empenho maior do administrador, num tempo mais reduzido. Para tal auditoria, o cálculo do orçamento é realizado de outra forma.
Por conseguinte, em toda auditoria deve ser realizado um relatório e entregue ao condomínio. A ele damos o nome de parecer técnico. Nas auditorias preventivas, esse relatório é entregue ou mensalmente, ou semestralmente ou anualmente.
Muitas administradoras têm recorrido ao uso da tecnologia para compilar as principais informações na investigação. Portanto, ao escolher a empresa na qual você irá fazer a auditoria de condomínio, se informe sobre os recursos que são utilizados por ela.
Esse é um serviço que deve ser feito por uma empresa especializada, com o objetivo de ajudar o síndico e o gestor a trazer mais transparência à sua gestão.