Quando você precisa organizar as contas do seu negócio, qual a primeira coisa que vem a sua mente? Contratar uma empresa de contabilidade e solicitar uma auditoria contábil? Se você tem dúvidas sobre esse serviço, leia este artigo e saiba porque sua empresa deve conhecer esse conceito.

Para que uma empresa ganhe um destaque no mercado e tenha autoridade no seu segmento é importante que ela seja transparente. Ou seja, ela deve ser confiável e esse processo também se estende aos seus documentos e contas.

A auditoria contábil permite que o gestor saiba se a empresa está de acordo com as normas de contabilidade nacionais. Ela é a etapa principal para que seja analisada a situação econômica e financeira das empresas.

Ademais, é através da auditoria contábil que é possível ter controle sobre todos os registros das receitas e despesas. Através disso é possível descobrir se há alguma irregularidade e se o controle interno está harmônico.

Mas qual o tipo de auditoria contábil mais indicada para a sua empresa? Vejamos a seguir o conceito de auditoria contábil e quais os tipos que existem.

 

 

Auditoria Contábil: o que é?

 

A auditoria contábil nada mais é do que ações que visam verificar a situação financeira de determinado negócio ou empresa. O gestor que tiver interesse poderá entrar em contato com uma empresa de contabilidade para solicitar tal serviço.

Através da auditoria é certificado, com exatidão, se o controle interno tem sido eficiente e se há algum tipo de fraude ou irregularidade na gestão vigente.

Para tal, o profissional designado de realizar a auditoria irá analisar documentos, registros, livros e fontes externas e internas, atrás de informações. Outrossim, o fluxo de caixa, o balanço do patrimônio, bem como a demonstração do que houver de resultado de caixa também será analisado.

Portanto, a auditoria contábil torna-se fundamental para qualquer empreendedor responsável, que precise conhecer a situação real do seu empreendimento. Sendo assim, o empresário saberá se sua empresa está seguindo as normas, como esperado.

Por fim, daremos alguns motivos para você contratar uma empresa de contabilidade ou um especialista para cuidar da vida financeira da sua empresa. Os benefícios podem ser:

 

  • Fiscais, pois tem o objetivo de verificar o cumprimento das obrigações referentes aos tributos;

 

  • Administrativos, uma vez que irá reduzir o grau de improbidade e ineficiência;

 

  • Éticos, porque poderá provar a honestidade da gestão;

 

  • Técnico, pois poderá provar que os serviços contábeis são efetivos;

 

  • Sociais, no qual será analisado os fins sociais inerentes à empresa, como obrigações sociais relativas às relações de emprego, por exemplo.

 

Agora que você já sabe o que é uma auditoria contábil, vamos conhecer o tipos que existem?

 

 

 

Conheça os tipos de auditoria contábil

 

A auditoria é normalmente dividida em dois modelos: a interna e a externa. No caso da auditoria interna, os colaboradores da própria empresa ficam responsáveis por analisar os processos internos.

Enquanto que na auditoria externa, são contratados profissionais terceirizados para atuar na empresa e descobrir possíveis irregularidades e a legitimidade das informações prestadas. Entenda melhor.

 

 

Auditoria interna:

Esse tipo de auditoria está associada às investigações financeiras ou contábeis que são realizadas dentro da empresa. Nela são revisados os regimentos e as políticas internas.

Geralmente quem realiza esse serviço são os próprios colaboradores da empresa. Eles verificam os registros, os regulamentos e controles internos.

O objetivo principal é melhorar a rotina, corrigir as falhas nos processos e melhorar as atividades cotidianas. Além disso, a partir dela será possível fiscalizar melhor se as políticas e normas internas estão sendo executadas corretamente.

 

 

Auditoria externa:

Já a auditoria externa é feita por profissionais capacitados e empresas que tem conhecimento em analisar e levar resultados para os negócios contratantes.

O objetivo principal é validar os dados financeiros, contábeis e patrimoniais, garantindo assim que o empreendimento é seguro e transparente, seja com os próprios colaboradores, como com o cliente.

Por esse motivo, busca-se comprovar se os dados são reais e verossímeis. Para tal, é necessário um parecer técnico, que deve ser feito com periodicidade pelas empresas.

 

 

 

Quais os benefícios da auditoria contábil?

 

Os benefícios para quem empreende são muitos. O processo da auditoria irá dificultar desvios financeiros, pagamentos indevidos. Ademais, ela poderá ajudar o empresário na sua organização e controle interno.

No entanto, um dos maiores benefícios é aumentar a credibilidade da empresa. A auditoria contribui para trazer à tona a realidade da situação da sua empresa, seja a parte patrimonial, financeira ou econômica.

Como consequência, novos investidores poderão se sentir atraídos, ao saber que a empresa na qual eles irão investir ou fazer negócio, se preocupa com sua vida financeira e com a sua reputação. Outra consequência positiva é a redução das taxas aplicáveis à empréstimos e financiamentos captados para capital de giro ou financiamento para investimentos.

Por fim, a auditoria é bastante relevante para a sociedade como um todo, pois permite a autenticidade das informações. Por meio dela pode-se comprovar a solidez da economia do país, como um todo.

 

 

 

Quando é importante contratar uma empresa?

 

Você já sabe o conceito e as diferenças entre auditoria externa e interna e deve estar se perguntando: qual o momento certo de contratar um serviço desses?

Se você tem um negócio já há um tempo, ou criou metas financeiras e não tem noção de como está a sua empresa, talvez seja o momento de buscar uma ajuda profissional e contratar um auditor.

Mas vale salientar aqui que para algumas empresas brasileiras, o processo de contratação de uma auditoria contábil é obrigatória. Isso porque muitas dessas empresas precisam cumprir obrigações fiscais ou fazem parte de sociedades anônimas que tem o capital aberto.

Qualquer empresa pode fazer a contratação de uma auditoria contábil. Dessa forma, o gestor terá informações relevantes acerca da situação da empresa, comprovando que o controle interno é feito de forma correta.

De fato, o olhar de um profissional será mais crítico do que de alguém que já atua na empresa. Sendo assim, a imparcialidade fará toda a diferença no momento de averiguar os fatos.

Além disso, se você perceber que a sua empresa tem cometido erros financeiros ou tem indícios de fraudes, a auditoria torna-se de suma importância para que assim possam ser corrigidas as falhas.

Portanto, ela será importante para firmar a credibilidade e segurança da sua gestão, no que tange ao controle interno.