Muitos empreendedores e donos de empresas já devem ter ouvido falar no termo valuation. Mas o que de fato significa e como fazer o seu cálculo? Leia este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre valuation.
Toda empresa tem um valor e o gestor precisa saber quanto ela custa. Essa é uma questão que pode surgir tanto no momento da venda da empresa, quanto durante uma nova sociedade. Ao entender o perfil do empreendimento, fica mais fácil atrair e fidelizar novos investidores.
Além disso, o gestor também poderá planejar-se em relação ao futuro do negócio, observando novas oportunidades para gerar mais lucro ao seu negócio. A esse processo de reconhecimento do valor da empresa damos o nome de valuation.
Antes de realizar qualquer tipo de transação, o empreendedor deve ter no papel os seus custos totais. Entender a situação financeira é o primeiro passo para ter uma visão holística sobre o valuation da empresa.
Existem muitas maneiras de estimar quanto vale uma empresa e assim determinar o seu preço e valor dos investimentos. A forma mais utilizada é o método de Fluxo de Caixa Descontado, podendo ser feito também pela análise do valor dos ativos ou por análise patrimonial.
Se você é um empreendedor e tem dúvidas de quanto vale o seu empreendimento, entenda o que é valuation e porque é importante conhecer bem sobre os custos financeiros da sua empresa.
Valuation: o que significa?
A avaliação de empresas ou “Valuation” é o termo utilizado para designar o valor que uma empresa tem no mercado.
Essa técnica envolve o julgamento do valor de um ativo, seja ele uma ação, um imóvel ou uma dívida, além do valor subjetivo da empresa que é a sua marca e a capacidade de gerar resultado. Esse resultado irá posicionar o local que a empresa ocupará no mercado e principalmente na visão dos clientes e investimentos.
O empreendimento, seja ele pequeno ou grande, deve ser avaliado para diversos fins. Ou seja, no momento de uma aquisição ou transação, para fins contábeis ou em processos judiciais, nos quais há a necessidade de dividir os bens.
Além disso, quem irá analisar o valuation de uma empresa deverá estimar também o valor dos ativos intangíveis, como a marca, a tecnologia utilizada pela empresa e até mesmo o tipo de relacionamento existente entre empresa e cliente.
Os benefícios dessa análise para fins futuros são muitos, dentre eles:
- Entender os aspectos positivos e negativos da empresa;
- Fazer previsões de investimentos futuros;
- Acompanhar o crescimento da empresa;
- Fazer negociações com preços justos;
- Atrair novos investidores e clientes.
Como faço para calcular o valor da minha empresa?
Se você precisa saber o valuation da sua empresa, são necessárias três informações básicas, como:
- O cálculo do fluxo de caixa;
- Estabelecimento da taxa de desconto associada aos riscos do investimento;
- Valor do crescimento estimado.
Devemos nos preocupar também com as seguintes premissas:
- Produtos que serão comercializados;
- Posição geográfica da empresa;
- Produtos futuros;
- Canais de venda e comunicação;
- Despesas com esses mesmos canais;
- Variação da inflação.
Se você é uma startup, é muito importante que analise a sua taxa de crescimento, para ter uma média de faturamento futuro e aumento dos custos futuros.
No caso das startups de tecnologia, avaliar a taxa de crescimento é fundamental para entender a valorização da empresa. E quanto às empresas que possuem outros portes?
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Empresas Grandes
Para empresas grandes de capital aberto, as informações são mais claras e fáceis de serem acessadas. Elas dispõem de balanço patrimonial, demonstrações contábeis, relatórios gerais e da administração, fluxos de caixas e outros valores que nos aproximam do seu valuation.
Ademais, essas empresas são acompanhadas por analistas que fazem previsões futuras sobre o seu valor futuro. Essa informação também é utilizada no momento de estimar o valor da organização a longo prazo.
Outrossim, empresas maiores são mais sólidas no mercado. Ou seja, elas têm um histórico de crescimento e faturamento, o que a torna menos suscetível a quebras e riscos. Além disso, empresas maiores também tem sua valoração aumentada por conta da sua reputação diante do cliente.
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Empresas Pequenas
No caso das pequenas e médias empresas, os investimentos e potencial de crescimento podem variar. Elas não são tão sólidas quanto as empresas maiores e, por esse motivo, há maiores riscos de fechamento.
Sendo assim, erros nos cálculos da valuation podem ser determinantes para que a empresa feche as portas.
Vou negociar. Quais cuidados devo ter?
Agora que você já sabe como descobrir o valor da sua empresa, aprenda algumas técnicas para realizar boas negociações futuras.
Atente-se apenas para o fato de que saber o valuation não significa que você deva comercializá-la futuramente, a menos que esse seja o objetivo do empreendedor. Dessa forma, o recomendado é que:
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Sempre questione os resultados
Há diversos fatores que podem interferir no valor de uma empresa. Por esse motivo é fundamental que você avalie a legitimidade dos argumentos do vendedor e do comprador. Se questione sobre:
- O tipo de negócio e se o seu mercado está em plena expansão;
- Quais são os concorrentes e como vêm agindo no mercado;
- Se a empresa é lucrativa;
- Como a equipe de colaboradores se comporta para o crescimento da empresa;
- Como a empresa lida com a tecnologia para a expansão do negócio;
- A empresa age em conformidade com a legislação?
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Faça projeções
Obviamente, nem tudo que se planeja sai como o esperado. Ademais, resultados podem ser bastante diferentes. Ter essas possibilidades negativas e positivas também ajuda no momento da negociação.
Portanto, é importante que a organização tenha um planejamento estratégico com objetivos, valores, metas, entre outras questões que permitam o desenvolvimento de cenários realistas.
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Utilize a tecnologia
Da mesma forma que prever cenários é importante, contar com a tecnologia pode ser fundamental para auxiliar a mente humana. É comum que erros humanos atrapalhem alguns processos, por isso, contar com uma plataforma de gestão financeira amplia a visão do gestor.
Ademais, a tecnologia ainda melhora os resultados e a produtividade de tarefas antes manuais. Isso aumenta vertiginosamente o valor de qualquer tipo de empreendimento.
Embora pareça algo complexo, o valuation é a base para todo investidor que precisa ter uma visão mais abrangente do seu empreendimento e deseja fazer negócios futuros.
Então, agora que você já está munido de todas estas dicas é hora de colocá-las em prática para maximizar o valuation da sua empresa!